VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 31 de março de 2014

VERSOS SÓ PARA NÓS - Por Mundim do Vale.

VOU   VOLTAR  NO  MEU  LUGAR
PARA  ABRAÇAR  MINHA  GENTE.

Chegando na terra minha
Vou até o Ibicatu
Para ver Zeli Bitu
E os filhos de Santinha.
De lá volto pra Varzinha
Passando no São Vicente
Para tomar café quente
Com vontade de ficar
VOU   VOLTAR  NO  MEU  LUGAR
PARA  ABRAÇAR  MINHA  GENTE.

Eu quero ir na Caiana
E de lá ir no Coité
Pra com Renato Bilé
Tomar um litro de cana.
Volto na mesma semana
Muito feliz e contente,
Dou um bom dia ao parente
Que por ventura encontrar.
VOU   VOLTAR  NO  MEU  LUGAR
PARA  ABRAÇAR  MINHA  GENTE.

Passo um dia no Roçado
Com Geraldo e Cely
De lá vou no Iputi
E volto muita vexado.
Se o dia for feriado
Vou cantar com penitente,
Se o rio tiver enchente
Vou com Moacir pescar.
VOU   VOLTAR  NO  MEU  LUGAR
PARA  ABRAÇAR  MINHA  GENTE.
  
 Vou na loja Zabumbando
Abraçar Nonato Souza,
Depois faço a mesma coisa
No Sanharol com Fernando.
Volto de lá caminhando
Olhando sempre pra frente
Se me encontrar com Vicente
Trato de cumprimentar.
VOU   VOLTAR  NO  MEU  LUGAR
PARA  ABRAÇAR  MINHA  GENTE.

Vou ver meu primo Vieira
Na sua nova morada,
Depois sigo na estrada
Vou até a Caatingueira.
Passo na velha porteira
E sigo para o poente,
Visito o povo doente
E rezo pra se curar.
VOU   VOLTAR  NO  MEU  LUGAR
PARA  ABRAÇAR  MINHA  GENTE.

Se o Doutor Sávio Pinheiro
Quiser entrar nessa luta
Vamos fazer a disputa
Pra ver quem é o primeiro.
Se eu ficar por derradeiro
Eu vou achar deprimente,
Porque sou bom no repente
E só rimo pra ganhar.
VOU   VOLTAR  NO  MEU  LUGAR
PARA  ABRAÇAR  MINHA  GENTE.

Mundim do Vale.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário