VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

QUANTO MAIS VELHO, MAIS JUÍZO - Por Mundim do Vale

QUANTO  MAIS  VELHO,  MAIS  JUÍZO.

Meu amigo Antônio Ulisses, já falecido, conversava com o meu primo Chico Piau, também já falecido, Quando aconteceu o seguinte diálogo;
Antônio Ulisses disse:
Chico. Eu não sei o que faça, estou numa sinuca de bico. Imagine você, que Dirceu e Antônio Costa cismaram de possuir um cavalo.
Chico Piau respondeu:
- Pois compre um cavalo para os bichinhos, toda criança gosta de animais.
- E onde é que eu vou arranjar um cavalo manso?
- Eu lhe vendo um que dar certinho para os garotos.
- Pois eu compro.
Fecharam o negócio e no dia seguinte Chico mandou deixar o animal na Santa Rosa. A chegada do animal foi mais festejada do que a chegada da luz de Paulo Afonso em Várzea Alegre.
As crianças desprezaram lanche  e refeição para passear no cavalo. Mas o cavalo não colaborou, ficou na sombra de um juazeiro e não teve mais quem fizesse ele sair de lá. Dirceu puxava nas orelhas e Antônio costa açoitava e nada do animal se mexer.
Com a frustração dos garotos Antônio Ulisses resolveu falar com Chico para desmanchar o negócio:
- Mas Chico. Como é que você faz um negócio mal feito comigo que  sou até seu primo?
Negócio mal feito como? Você disse que queria um cavalo manso para seus meninos danados. E eu arranjei o mais manso da cidade.
- Mas o cavalo só leva o tempo em dormir. E tem mais uma, ele é muito velho.
- Primo. Preste atenção! QUANTO MAIS VELHO, MAIS JUÍZO.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário