VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

ZÉ LIMEIRA EM VÁRZEA ALEGRE - Por Mundim do Vale.



ZÉ  LIMEIRA  CANTANDO  EM  VÁRZEA  ALEGRE.

Andando pelo sertão
Em Várzea Alegre cheguei
E por lá eu encontrei
O bandido Lampião.
Ele veio num avião
Fabricado em Juazeiro,
Carregado de romeiro
Pra roubar Zé de Corina.
Quem evitou a chacina
Foi Expedito Pinheiro.

Encontrei Luís Justino
Na bodega de Alberto
Que foi o lugar mais certo
De encontrar Zé Clementino.
Ele cantava seu hino
E eu cantava quadrão,
Quando apareceu Brandão
Tocando num bandolim
E foi dizendo assim:
- Vocês dois cantem um mourão!

O  MOURÃO.

Limeira:
Dois Zé cantando mourão
Na cidade da alegria.

Clementino:
Eu canto na devoção
E você na baixaria.
  
Limeira:
Você canta só besteira
Aprenda com Zé Limeira
A cantar pilogamia.

Clementino;
Eu tou vendo que hoje em dia
Tem um poeta abestado.

Limeira:
Limão, lima e Limeira
O campeão do machado.

Clementino:
Limão que o bicho deu
Lima que apodreceu
E Limeira derrotado.

Limeira:
Viva o peixe desovado
Viva o arrancador de dente.

Clementino:
O cantador de Teixeira
Tá perdido em seu repente.

Limeira:
Viva o pé de cajarana
Viva a touceira de cana
Viva o alto do tenente.

Clementino:
Não vejo na minha frente
Um cantador de respeito.
  
Limeira:
Cantador que canta ruim
Acha nos outros defeito.

Clementino:
Não sou cantador gabola
Mas essa sua viola
Precisa de outro peito.


MOURÃO  PERGUNTADO
    Limeira x Clementino

L- Quem compôs pra Gonzagão?
C- Eu e Humberto Teixeira!
L- Quem foi Raimundo Teixeira?
C- Amigo do coração!
L- Quem manda no Calçadão?
C- É Alberto e São Raimundo!
L- Onde fica o fim do mundo?
C- Fica do meio pra diante!
L- Onde é que fica a Vazante?
C- Perto do Riacho Fundo!

C- Quem foi que lhe deu a vida?
L- Foi Chico de Amadeu!
C- E como o fato se deu?
L- Foi coisa da nossa vida!
C- Onde fica Aparecida?
L- Pra lá do sítio Inharé!
C- O que fez o rei Pelé?
L- Matou preá na ribeira!
C- Quem foi a mulher rendeira?
L- Namorada de Bié!




DESPEDIDA  DE  LIMEIRA

Várzea Alegre é muito boa
Mas eu não ganhei dinheiro,
Cantei com Sávio Pinheiro
Num espaço da lagoa.
A disputa foi à toa
Que a plateia tava lisa,
Chegou Carlos de Belisa
Botou um real no prato
Eu lhe respondi no ato:
- Fique que você precisa.

Violeiro também come
É um direito segurado,
Mas no Vale do Machado
Eu quase passava fome.
Várzea Alegre tem o nome
De cidade da alegria,
Mas na minha cantoria
Não tive nenhum prazer.
E eu só tenho a dizer
Adeus até outro dia.

Mundim do vale.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário