VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

VENTO  GENEROSO.

Citar nesse causo, Zé Bitu da Bodega, é para mim motivo de muita alegria, mas ao mesmo tempo um tanto difícil, por não ter como separar a sensatez e o equilíbrio daquele cidadão, das respostas justas paras as perguntas tendenciosas que alguém lhe fizesse.
Pois bem;
As Quatro Bocas é uma localidade na cidade de Várzea Alegre – Ce, onde ficava a usina Diniz e a bodega do meu homenageado. Por ter nas Quatro Bocas como o nome já diz, quatro aberturas, a ventania lá era maior do que em outros lugares.
Os funcionários da Usina Diniz, costumavam ficar a espera das alunas do Colégio São Raimundo, porque naquela passagem o vento levantava as saias das garotas.
Teve um dia que o vento estava mais generoso com os funcionários  e foi aquela festa.
Logo depois da passagem das meninas, Raimundo de Madalena foi comprar cigarros na bodega de Zé Bitu e comentou com o proprietário:
- Ou ventim bom. Né não Seu Zé Bitu?
O Senhor José Bitu com a presença de espírito de que era possuidor respondeu:
- Melhor ainda é pra sacudir arroz.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário