VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

LEMBRANDO LUIS VIEIRA - Por Mundim do Vale.

LEMBRANDO  LUIS  VIEIRA.     

Nós varzealegrenses, lembramos com saudades de Luis Vieira ( Dirrim ) Meu primo Legítimo e irmão adotivo, morou na nossa casa até quando casou com Louzinha.
No ano de 1955, Dirrim e o meu pai plantaram duas tarefas de arroz no baixío da Vazante. Eu ainda com nove anos ajudei na atividade de espantar os pássaros e tirar o mato dos pés de arroz, para assim poupar as colunas do meu pai e de Dirrim.
No ano de 1961, meu irmão Luis Sérgio adoeceu e Luis Vieira aproximou-se da rede onde ele estava.
 A mInha mãe querendo testar a consciência do filho, perguntou:
- Sérgio. quem é esse homem?
Sérgio mais que consciente respondeu:
- Esse daí não é um homem, esse daí é Dirrim.
Depois do casamento de Luis Vieira eu disse uma brincadeira com os dois:
- Quando Dirrim morrer, Louzinha vai chorar dizendo assim:
Oh meu Deus! Morreu Dirrim!
Aconteceu o contrário, Deus levou Louzinha antes de Luis e assim Luis ficou sendo pai e mãe dos seus filhos, que foram muito bem criados.
São boas as lembranças de Luis Vieira.Quem não lembra daquela boa linguiça caseira feita por ele, para servir de merenda nos finais de festas do Recreio Social?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário