VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Recordações - Memória Varzealegrense

Carta de minha Vó - Cândido Rolim

Descontadas as nuanças particulares, lugares, mimos e recomendações hoje talvez inalcançáveis e que envolvem a correspondência de 1952 enviada por Antônia (minha avó) a Glorinha (minha mãe), chama a atenção e ainda me cativa a grandiosidade desse imperativo da derradeira linha – “Sê feliz!”.


“Várzea-Alegre, 21 de junho de 1952
Bôa filha Glorinha,
Deus te abençôe
Recebi tua cartinha que estou respondendo.
Fiquei ciente dos teus dizeres e estou ansiosa pela tua próxima chegada.
Quanto aos dizeres da carta de teu pai com relação ao teu estudo, não te preocupes que bem sabes que são asneiras “daqueles momentos de fraqueza”.
Hôje estou me arrumando para ir para a “Furquilha” e lá esperar-lhe-ei. Deverás descer no “Mocotó” em casa de André.
Se a falta de transporte não puderes vir antes do dia 28, me aguarde pela companhia da Mª de Lourdes que nessa referida data achar-se-á aí afim de fazer uma visita a N. S. de Fátima.
Recebe abraços dos teus manos.
Teu pai te abençôa enviando saudades.
Sê feliz
Tua mamãe – Tonha.”
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário