VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.



NA  RUA  DO  DELEGADO

O Senhor Pedro Tonheiro, delegado  civil  de  Várzea Alegre, residia na  rua  dos  Perus  e  vivia  se  queixando  que a  rua estava precisando de uma pavimentação  e  a  prefeitura  não  fazia. Chegou  até  a  pedir a  interferência de amigos, chefes  políticos e vereadores mas nunca chegou a falar com o Senhor prefeito. Depois  de  um  ano  reivindicando, Seu Pedro  que era muito opinioso resolveu desistir.
Um  certo  dia  o  coronel  Dirceu  de  Carvalho  Pimpim  cedeu  um quartinho  que  tinha  atrás  do motor de pilar arroz, para o ferreiro Chico Basilo Morar. Como Chico  passou  a  morar na mesma rua dos Perus, ficou boatando no meio da rua:
- Essa  nossa  rua  pricisa  de  calçamento, Mais eu vou tumar uma providença. Amanhã mermo eu vou falar cum o prefeito doutor Daro.
Dois  dias  depois  
chegaram três caminhões de pedras e em seguida chegou Chiquinho de Pedro Belo com a sua equipe e já começaram a pavimentar.
Pedro  Tonheiro, quando  viu  o  calçamento já bastante adiantado, foi falar com Chiquinho:
- Chiquinho!  Quem  foi  que conseguiu esse calçamento para essa rua?
- Sei não Seu Pêdo!  Eu só sei é  qui Doutor Daro mandou eu fazer cum  ugença. Mais aqui só  pra  nóis, eu vi Chico Basilo  dizendo  qui foi ele qui arrumou.
- Mas  era   o  que  faltava!  Chico Basilo não tem prestígio nem pra mandar calçar o pé dele numa apargata currulepe.
Nesse dito momento Chico Basilo chegou e se dirigiu a Chiquinho:
- Chiquim. Nego véi. Num se  isqueça de caprichar ali na frente da casa de Seu Pêdo. Viu?        
Chiquinho  concordou  com  um  balanço  de  cabeça, e seu Pedro simulou que estaria acreditando fazendo a seguinte pergunta a Chico Basilo ;
- Chico! Como foi que você conseguiu esse calçamento?
- Foi  faço. Eu  disse  a  Doutor  Daro  qui  quiria  o  calçamento da minha rua, aí ele preguntou:
- Onde é que você mora?
– Aí eu dixe: É na rua do delegado Pêdo Tonheiro.      
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário