VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

022 - Do Tempo do Bumba - Memória Varzealegrense

UM  CAUSO  SONHADO - MUNDIM DO VALE

Ontem de noite eu sonhei que estava em Várzea Alegre, de saída para a quinta do Judas no Sanharol, quando chegava Punduru numa bicicleta velha e me dizia:
- Raimundim. Souza Sobrinho mandou eu lhe levar pru Bonizaro, para você ajudar a ele na festa do Juda. A princípio, eu pensei em não atender, mas em virtude da insistência resolví fazer aquela viagem. Quando nós chegamos eu avistei logo duas tarefas de terreiro bem varrido e agoado, uma calçada alta e uma sala grande onde tinha mais de vinte redes armadas.
Os convidados;
- Raimundo Leandro e dona Raquel. – Fatico, fihos e netos. – Maurício, filhos e netos. – Osmar, Joaquim e Antônio de Sérgio. – Tito e Dedê. Pé Véi. – Veira. – Neguinho das Gaiolas. – Luís Justino. – Raimundo de Durval. Zé de Totô. – Cícero Moucho. –Antônio de Gabriel. – Luís, Divino e Zé Branco. – Zé, Chiquito, Antônio e Renato Bilé. – Jerônimo Bilé. Telma Morais. – Cláudio Souza. – Raimundo de Souzão e Teresinha. – Chico Primo e outros que não deu para visualizar.
As brincadeiras;
- Testamento e enforcamento  de Judas. Quebra Pote. – Cai no Poço e outras mais.
Fui recebido pelo poeta Souza Sobrinho que foi logo me dizendo:
- Raimundim. Eu mandei lhe chamar para você me ajudar a fazer o testamento do Judas.
Eu ainda enfadado da viagem respondí:
- Sousa. Eu escapei da viagem mas estou só o intertelo. E tem mais eu estava de saída para a quinta do Sanharol.
- Pois se deite naquela rede para descansar um pouco, que eu vou fazendo com o Cláudio Sousa e depois eu lhe chamo.
Logo que eu me deitei chegou Manchete com Ana Márcia e Ana logo perguntou:
- Fia. Quem é aquele veim que tá naquela rede?
- É Raimundim, Mas não mecha com ele não, se não ele vai bater no Sanharol e mais tarde eu vou precisar dele para me ajudar.
- Valha como Raimundim tá acabado! Tá a cara de seu Fábio Pimpim.
Próximo de onde eu estava tinha um Judas sentado numa cadeira de balanço, fumando um charuto Havana e lendo a revista Luluzinha. Souza chamou o Neguinho das Gaiolas e recomendou:
- Neguinho. Preste bem atenção! Você vai ficar aqui do lado do Judas, para não deixar ninguém roubar, que mais tarde João Piau vem para filmar. Mas tenha muito cuidado, que Raimundo de Durval, Luís Justino e Zé meu cunhado estão por aqui. Eles já roubaram até moça, avali judas.
O Neguinho já tinha tomado umas, mas tranquilizou Sousa:
- Deixe cumiguel!
A previsão do promotor da festa deu certo. Luís Justino embriagou o pastorador e Raimundo junto com Zé surrupiaram o Judas. Quando  Souza sentiu falta do Judas ficou peidado de raiva e partiu para o pastorador:
- Mas Neguinho. Tanto que eu recomendei e você deixou os cabras levarem o Judas.
- Pois é. Eles me dero uma cachaça e parece qui tinha rapa de unha dento, pruque eu me danei pra drumir,
- Pois agora nós vamos lhe amarrar no poste e você vai ser o Judas.
- Tá certo. Pode deixar cumiguel.
Amarraram o Neguinho bem amarrado e ele terminou virando atração para as crianças, que inventaram de jogar água e sabugos nele. Quando as crianças cansaram o Neguinho pensava que ia ficar em paz, Mas de repente chegou Vitorino e Carlos Maurício, cada um com um espeto, programando o castigo para o traidor de Jesus Cristo. Vitorino Dizia:
- Carlos Maurício. Você sabe o que é que nós vamos fazer com os espetos?
- Sei nós vamos enfiar no anel do Judas.
Naquela hora o neguinho aperriou-se e gritou logo para Raimundo Leandro:
- Ei. Padim Raimundo! Disamarre eu aqui, qui eu num vou ser mais juda não.
Souza foi chegando e perguntou:
- O que foi que houve Neguinho? Você dise , pode deixar cumiguel e agora quer abrir?
- É pruque Viturino e Carmauriço chegaro aqui cum dois ispeto dizendo quera mode infiar no meu caneco. Pode me tirar daqui.
- É não Macho. É brincadeira deles.
- Mais eu num cunfí não.
- Que Judas frouxo é você? Que chora no pé da forca? O seu castigo  vai ser só mais tarde, mas vai ser só a metade do que Jesus sofreu na cruz.
Enquanto rolava a confusão eu me preparei para fugir. Saí pela porta da cozinha com muito cuidado, assim como quem procura pinico no escuro. Mas quando pulei no terreiro. Me deparei com Raimundo de Souzão e Migel Mandu descascando cocos. Os dois me seguraram e chamaram Souza. Diante do aperreio eu achei melhor me acordar porque podia ser que o poeta Souza quisesse que eu fosse representar o Judas.

O bom do meu sonho foi só rever os amigos que não estão mais presentes.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário