VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 4 de junho de 2013

021 - Do Tempo do Bumba - Memória Varzealegrense

SERÁ  SE  ELE  NÃO  FOI  PRA  CARIUS?

No início da década de cinquenta do século passado, aconteceu em Várzea Alegre – Ce, o casamento de Raimunda Sobreira ( Mundinha. ) Com um rapaz de nome Jerônimo.
Depois do casamento a família fez um jantar de comemoração para os noivos e alguns convidados e em seguida o casal foi dormir.
Quando foi de madrugada o marido levntou-se e falou com a esposa:
- Mundinha eu vou alí na padaria para comprar o pão e volto já pra nós terminar o serviço. Na compra do pão Jerônimo desapareceu e pelas dificuldades de comunicação e transporte da época, ninguém teve mais notícias dele. Mundinha e sua família achava que Jerònimo tivesse morrido no meio do mundo.
Vinte e dois anos depois chegou um cidadão no café de Socorro Sobreira. Pediu um doce e começou a conversar:
- Mais Rajalegue tá muito diferente, tá grande.
Socorro perguntou:
- E o Senhor é daqui?
- Eu já morei aqui, eu até casei com uma moça daqui.
- E como era o nome dela?
- Mundinha Sobreira.
- Apois ela é minha irmã. Isbarre aí qui eu vou mandar Ginu chamar ela.
- Ginu. Vá lá na rua do capim e diga a Mundinha minha irmã que venha aqui no café urgente.
Quando Mundinha chegou que viu quem ela pensasse que fosse finado, pulou em cima dele, entrançou as pernas nele e gritou:
- Geromo, meu fí. Adonde era qui tu tava omi de Deus? Nós pensava qui tu tinha era murrido.
- Eu tava ali no Carius.
Para o reencontro fizeram um novo jantar, convidaram; Acelino Lendro, Fatico Fiúza e Vicente Cesário. Depois do jantar o casal foi para a segunda lua de mel.
Quando foi de madrugada Jerônimo levantou-se e disse:
Mundinha fique aí qui eu vou comprar pão e leite pra nós merendar.
Mundinha como estava muito cansada, só fez dizer:
- Mais num vá iscapulir de novo não!
Só foi o que deu. Jerônimo desapareceu novamente e mesmo com a comunicação e o transporte já mais adinatado, não teve quem soubesse o paradeiro dele.
Uma semana depois estvam os convidados conversando com Mundinha no café, quando ela disse:
- Eu acho qui Jeromo num tem o juízo certo não. Cuma é qui uma pessoa pode se sumi desse jeito?
Vicente Cesário peguntou:

- Será se ele num foi pra Carius? 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário