VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Bandeira de Várzea Alegre, Ceará – Brasil


A Lei de Nº 006 de 22 de setembro de 1968. “Dispõe sobre a Bandeira do Município de Várzea Alegre.”

O Prefeito Municipal de Várzea Alegre:

Faço saber que a Câmara Municipal de Vereadores decretou e eu sanciono e promulgo a seguinte lei:

Art. 1º – É criado a Bandeira do Município de Várzea Alegre, com a seguinte configuração: dois campos horizontais de iguais proporções sendo um verde e outro vermelho, abrindo-se ambos ao centro num grande círculo em cor branca no interior do círculo se engasta o mapa do Município partido ao meio em cores também verde e vermelho. No campo verde se ergue bem vivo o Sol, como simbolismo de um futuro iluminado de esperanças, no campo vermelho se situa o monte encimado pela cruz, para caracterizar a civilização nascente e a tradição religiosa da terra. Em torno do mapa e aplicadas no branco seis estrelas doiradas representam os seis distritos que formam a unidade municipal. O círculo central acha-se entre duas faixas com os seguintes dizeres: na parte superior “Confia no Porvir”; na inferior “Sorrir ao Passado”.

Art. 2° – E considerando o módulo arbitrário “M” serão observadas na Bandeira as seguintes proporções: a altura corresponderá a 14 M, a largura a 20 M; o círculo central ficará a 6,5 M. Com relação a largura é 3,5 M com relação a altura? O mapa coloca-se – à sempre ao centro guardando, entre suas extremidades mais salientes e a linha circular, a distancia de 0,6 M; as faixas inferior e superior estarão a 1 M do circulo branco.

Art. 3º – A presente lei entrará em vigor no dia 10 de outubro, dia do Município, revogadas as disposições em contrário.

Paço da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre, 22 de setembro de 1968.

Dr. Pedro Sátiro
Prefeito Municipal

Comentário de Tibúrcio Bezerra (Idealizador da Bandeira):

A bandeira foi concebida a partir da saga do município e do seu povo. Ela é uma síntese que procura resumir simbolicamente a formação e a história do município. Vejamos:

Um retângulo que se divide em dois campos, sendo um vermelho e o outro verde. O campo vermelho representa o sangue e a força de quantos lutaram pela consolidação do município. O campo verde representa a vegetação exuberante das matas e a esperança que sempre se renova de geração a geração.

Um círculo branco se abre ao centro invadindo os dois campos e representando o globo terrestre. No centro do globo o município é configurado em seu mapa. Uma linha transversal divide o mapa como as linhas imaginárias que dividem a história. No lado norte aparece o sol sempre a iluminar os caminhos do futuro. No lado sul, sobre um monte, uma cruz, como símbolo da origem cristã descrita na história dos nossos ancestrais.

Circulando o mapa, aparecem uma estrela maior representando a sede do município e cinco estrelas menores, representando distritos de Naraniú, Canindezinho, Calabaço, Riacho Verde e Ibicatú. As estrelas são todas amarelas representando o cacho do arroz maduro, tão abundante nos vales do município. Por fim, duas faixas aparecem: uma na parte superior e outra na parte inferior do globo. Na parte superior o lema “Confia no povir” e na inferior “Sorri ao passado”.


2 comentários:

  1. Parabéns Tiburcio ...grande idealizador da maior obra de arte desse município...criada na primeira administração do meu pai Pedro Satiro...Um forte abraço

    Evandro Diniz Satiro

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Memória Varzealegrense, agora saberei contar a historia da bandeira da minha terra querida.

    Elvira Oliveira Zizi

    ResponderExcluir