VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Quinkô - Um Sexagenário no Futebol


Joaquim Alves Bezerra - nascido aos 08 de agosto de 1942 no Bairro Praça Santo Antônio, nesta cidade de Várzea Alegre, filho de Raimundo Alves Bezerra e Júlia Alves de Lima, casado com a Srª Raimunda Gonçalves Bezerra, com quem tem dois filhos, estudou com a maioria dos nascido em sua época estudo pouco devido aos afazeres da agricultura. 

Estudando somente o necessário para saber ler e escrever tendo sido sua única professora, D Eliza. Desde a sua infância que pratica o futebol, e com cerca de dezessete anos iniciou sua participação naquele que foi o seu primeiro clube, que foi o famoso e que galgou muitas vitórias o time “O Couro”, de propriedade dos Senhores Mundim da Varjota e seu Totô, essa equipe que era mantida pelos profissionais que lidavam com o comercio de couro e afins, somavam com o nosso homenageado as pessoas de Zé Negão, Zé de Jorvino, Seu Tonho de Cota, Damião, Neném de Canuto, Raimundo de Bié, Mestre Chico, Perna Santa, Raimundo Tibúrcio, Geraldo de Jacinta, Roxo. 

Os  confrontos eram realizados no Juremal que era todo ano feito a base da enxada após o término do inverno, a bola era feita artesanalmente de sola. 

Sempre que ia acontecer os jogos as equipes se reuniam no centro da cidade e embalados pelos acordes da Banda de Musica do saudoso maestro  Antônio, seguiam em desfile até o campo.  

A equipe do Couro tinha como seu maior rival a equipe do Azul na qual jogavam, Carlito Cassundé, Rubens de Joaquim Diniz, Silva Tetê, Mascote, Zé de Denizá, Rdº Bitú, Rdº de Vicente Bitú do Sanharol, Pinga de Chico Bitú, entre outros.  

Além da equipe do Couro Quinkô como é mais conhecido chegou a jogar por equipes principais das cidades de Lavras da Mangabeira, e em especial na cidade de Acopiara onde trabalhavam com o seu Ricarte no Hospital que estava sendo construído por integrantes da família dos tonheiros aqui de várzea Alegre. 

Eles serviam de reforços nessas cidades, ele e alguns companheiros do Clube tais como Perna Santa, seu Tonho de Cota, Damião sempre na posição de ponteiro direito até o atleta Mascote tomar dele essa posição passando ele a jogar na posição de meio campista. Também teve participação em equipe de futebol de salão, citando como fato pitoresco, Treze gools que o mesmo fez no pároco Padre Mota, que era o goleiro da equipe do sanharol. 

Aos seus 70 anos completados nesse último dia 08, continua praticando esporte jogando na equipe do Máster Futebol Club e sempre mantendo a tradição de fazer gools que se estivessem sendo computados talvez já superassem aos mil gools. 

Além da pratica do esporte em campo o mesmo pratica atividades físicas em casa dando destaque a bicicleta. Ele aproveita para deixar o seu recado. Que para em atendendo as suas necessidades e possibilidades sempre é tempo de praticar esportes. 

Quinko serve de exemplo para muitos outros que cedo deixa de praticar esportes caindo assim a sua qualidade de vida. Ao amigo quinkô os nosso sinceros parabéns.

Todas as informações aqui relatadas foram prestadas pelo mesmo.

Fonte: FUTEBOL MASTER DE VÁRZEA ALEGRE

Um comentário:

  1. MEU VELHO E BOM AMIGO, QUANTA SAUDADE, LEMBRO DA PELADAS QUE JOGAVAMOS NO JUREMAL, EU UM POUCO MAIS NOVO, COM ZÉ VICENTE,PELÉ,MEU IRMÃO FALECIDO DALMIRO, ME NA QUADRA DO GINASIO SÃO RAIMUNDO,QUE TEMPO BOM, SÓ QUE PENSEI QUE ELE ESTAVA MAIS VELHO, CREIO QUE DEVE ESTAR ESCONDENDO A IDADE, MAS FICO MUITO FELIZ, E DEZEJO MUITA FELICIDADE E MUITOS ANOS DE VIDA PARA ESTE GUERREIRO

    ResponderExcluir