VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 1 de junho de 2013

Quem foi Zé Saldanha? - Memória Varzealegrense

VOCÊ SABE QUEM FOI ZÉ SALDANHA?



José Gonzaga de Oliveira, conhecido por Zé Saldanha, nasceu no dia 21 de março de 1923. No sítio Varas, na cidade de Várzea Alegre, filho de Luiz Gonzaga Torres e Vicência de Oliveira Brito, casou-se aos 18 anos com Felicidade Alves Bezerra, e dessa união nasceram cinco filhos. Teve como primeira profissão agricultor, porém foi convocado para a segunda guerra mundial, na qual serviu o exército brasileiro no vigésimo terceiro BC em Fortaleza.

Serviu o exército durante dois anos (1943 – 1945), onde aprendeu inúmeras profissões, como marceneiro, mecânico, eletricista, construtor, fotógrafo, entre outras. 

Zé Saldanha MONTANDO PEÇA A PEÇA SEU PRÓPRIO RADIO.
Quando retornou em 1946 para a sua cidade natal, vendo a necessidade de iluminação na cidade, propôs ao senhor Pedro Orelha, um homem empreendedor, que investisse em energia, no qual ele comprou todo o material e o Zé Saldanha montou o motor da energia, daí então ele se tornou o primeiro eletricista de nossa cidade, ficando conhecido como o homem do motor da luz.

Zé Saldanha montando um gerador de energia na cidade de Varze Alegre - Onde ficou Conhecido como o "homem do motor da luz" em 1946

Com o passar dos anos, na década de 50, a prefeitura passou a ter a responsabilidade, e ele continuou a cuidar da energia. Portanto isso não foi a única de suas realizações para o crescimento de sua cidade, além da instalação da energia, ele usou de sua inteligência para a criação do primeiro rádio, da construção das primeiras maquinas de beneficiar algodão, arroz, o engenho de cana de açúcar anteriormente era puxado a boi, depois dele foi a eletricidade.
Essa foto é uma maquina de beneficiar algodão, montada por Zé Saldanha na década de 50, proprietário senhor Abel.

Com a chegada da energia de Paulo Afonso, Zé Saldanha percebeu que não havia mais necessidade de sua contribuição, pois já tinha cumprido a sua missão para a população de sua cidade, então em 1957 mudou-se para Fortaleza com sua esposa e filhos que são eles: Elvira, Gisbete, Joana, Luiza e José Filho. Onde trabalhou como comerciante até o ano de 2000, ano de sua morte.

Em sua movelaria e serralheria na antiga Rua Major Joaquim Alves próximo a prefeitura. Zé Saldanha é o que está de  chapéu, com dois funcionários não identificados.  As meninas são as filhas Elvira e Gisbete.

Contudo morreu em paz e com sua missão cumprida, o dever de proporcionar a melhoria e o crescimento da sua cidade natal, Várzea Alegre.
Nesse ano ao ser homenageado, até o vice-governador Francisco Pinheiro, deu o seu depoimento, reconhecendo o gênio que foi Zé Saldanha, emocionando uma das suas filhas que estava presente no local.

Zé veio ao mundo para brilhar e a sua estrela jamais se apagará. 

E hoje a sua família já constitui de cinco filhos, quatro genros, uma nora, vinte e sete netos, vinte e dois bisnetos, e de seu segundo casamento ele ainda tem uma filha por nome de Maria das Virgens, aumentando mais um genro e dois netos. 

Mas a sua genealogia ainda irá aumentar muito mais, só não podemos deixar morrer a sua memória.

Do livro: "ZÉ SALDANHA, UM GÊNIO EM SUA ÉPOCA"
Israel Batista
Colaboração:
Elvira Oliveira Zizi
José Saldanha Filho 
Fotos: Israel Batista e José Saldanha Filho

7 comentários:

  1. Muito bom! Meu avô, Pedro Orelha (Pedro Alves Pereira) acreditou na proposta do amigo Zé Saldanha, comprou o material e o entregou à destreza e habilidade do "o homem do motor da luz." Foi a primeira vez que Várzea Alegre teve energia elétrica. É bom que esses homens não sejam esquecidos.

    ResponderExcluir
  2. Me sinto Previlegiosa de ter conhecido Sr.Jose Saldanha.Ele não era apenas super Inteligente ele era tambem um pai maravilhoso...Tão calmo...visinho amigo...Sempre pronto para ajudar o nessecitado !! Verdade Deus butou êle nesse mundo para Brilhar e fazer a diferença! Me sinto feliz que êle foi incluido na Celebration of Varzea Alegre êle merece!

    Zilda Irvin

    ResponderExcluir
  3. Seu primeiro Radio foi de sua própria criação, juntando peça por peça foi montando e no meio dessa montagem saiu esta foto, na época ninguém jamais tinha chegado a tal façanha na região, um momento único na cidade, onde todos corriam para ouvir o radio do Zé Saldanha tocar.

    Elvira Oliveira Zizi (FILHA DE ZÉ SALDANHA)

    ResponderExcluir
  4. Só falta darem um nome de rua para esse benfeitor.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada minha amada Zilda Irvin, pelo depoimento que você deu para Memória Varzealegrense, falando tão bem do meu pai, muito me emocionou,suas verdeiras palavras,meu pai (Zé Saldanha foi realmente esse homem, alem de inteligente,muito generoso com todos, aqui em Fortaleza fez grande amizades, sua residencia tornou-se uma verdadeira casa de apoio para parentes e amigos.

    Elvira Oliveira Zizi

    ResponderExcluir
  6. meu sogro seu Pedro orelha e seu valioso passado...

    ResponderExcluir