VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

004 - Memórias - Memória Varzealegrense


Banda de Musica Várzea Alegre foto de 1974


Identificando: Mestre Chagas na frente em seguida Expedito de Rosa, Jacinto, Seu Luiz Preto, Zuquinha, Zé de Mestre Antônio, Antônio de mestre Chagas, Chico Felício, Eu (Francisco Jose) o 3º da coluna do Seu Luiz Preto, e Vicente de Edimilsom. Eram integrantes da banda que não aparecem na foto: Antônio Briante, Mané de Mestre Antônio e João de Vitor.

No final da década de 1960 foi criada a banda mirim de Várzea Alegre.

Começou com muitos alunos, mas durou pouco, pois muitos desistiram, e a mesma foi se desfazendo, por falta de incentivo entre os motivos, poucos instrumentos e até mesmo uma sede própria para ensaios. 

Por diversas vezes os ensaio eram em casa dos próprios músicos. Com o falecimento do Mestre Antônio (maestro da banda antiga) na época, os músicos veteranos, por motivos dos quais desconheço, abandonaram a banda velha até então regida por aquele grande maestro. 

Houve então a fusão das duas bandas que deu origem a essa da foto, e passou a ser regida pelo saudoso mestre Chagas. 

Eu como membro da banda mirim que estava em fase de extinção passei a integrar a banda municipal de Várzea Alegre até o ano de 1974, quando tive que abandonar, pois vim pra Fortaleza, em janeiro de 1975. 

Essa foto foi tirada em frente da então Usina Diniz, em meado do ano de 1974.

Hoje tenho boas recordações do período que integrei a banda Municipal de Várzea alegre e sempre que com muita saudade ao assistir a fasta do nosso querido padroeiro.

Francisco José de Sousa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário