VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Açude dos Fiúzas - Memória Varzealegrense

Açude dos Fiúzas no Sítio Chico não suportou a força das chuvas e arrombou


Baixio do Sítio Chico coberto pelas águas do açude
Com cinco noites seqüentes de chuvas a comunidade do Sítio Chico sede rural do município de Várzea Alegre somou nesta manhã de quarta-feira 12, mais de 300mm somente no mês de fevereiro, com as sequências pluviométricas os pequenos e médios reservatórios já transbordaram.

O açude do Chico (açude dos Fiúzas), como é conhecido fica nas terras do já falecido o ex-vereador Joaquim Fiúza irmão do ex-vereador Otoniel Fiúza, o reservatório apresentou um vazamento na parede, o orifício com a força das águas foi aumentando até que provocou o arrombamento do mesmo.

André Fiúza Secretário de Agricultura

Segundo o secretario de agricultura André Fiúza que se destinou imediatamente para acompanhar o processo, falou que o açude era de médio porte, armazenava as águas que mantinham o lençol freático com água fluente durante todo o período de estiagem compreendido de junho a novembro quando dificilmente chove no interior cearense.

Com o subsolo encharcado das águas que ficavam no açude os cacimbões davam o suporte para irrigação de pasto para o gado como para o uso de abastecimento humano e animal. Agora ficará essa deficiência além dos prejuízos de cercas que foram arrastadas com a força das águas e os aterros de trechos das estradas vicinais que também foram carregados pelas águas.

André ainda afirmou que como o arrombamento se deu de maneira lenta houve tempo para que os proprietários fizessem a retirada dos animais como gado e porcos que estavam pastando nas roças que ficam por trás da parede arrombada.

Aterro cortado pelas águas e parte do muro da casa do senhor Raimundo Vieira também foi arrastado pela correnteza

No topo geral ainda não se tem uma estimativa em valores do prejuízo causado com a arrombamento do açude do Chico. Uma coisa se pode ter certeza que Deus existe, a menos de um mês a comunidade varzealegrense clamava por chuvas prevendo uma catástrofe por falta d’água onde quase todos os reservatórios: Açude, cacimbões, lagoas, barragens estavam todos secos, e hoje o cenário é bem diferente só se fala em graças o povo está contente mesmo com o arrombamento de alguns. Sem falar na tão conhecida tartaruga gigante que existe naquela comunidade e habitava nas águas do açude, e agora por onde anda? Já era preocupação dos moradores nesta manhã.

Mais é importante saber que os quase 70% das comunidades como afirmou a nossa reportagem em matérias passadas George a defesa civil local que a situação era precária onde comunidades estavam sendo abastecidas por carro pipa como: Alto Santa Isabel no Riacho Verde, Cachoeira Dantas e muitas outras, hoje estão rindo com a abundância das águas que jorram em todos os córregos e rios favorecendo a todos sem custos. 

Fotos: Laéce Oliveira
Materia: Laéce Oliveira

Um comentário: