VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Varzealegrando - Memória Varzealegrense

QUERENDO  VARZEALEGRAR - VARZEALEGRANDO - Por Mundim do Vale.

Quero ir na minha terra
Onde deixei meu umbigo,
Lá todo mundo é amigo
Ninguém vê falar em guerra.
O vento desce da Serra
Com sua brisa macia,
Quando chega o fim do dia
A lua vem pra bilhar.
EU QUERO VARZEALEGRAR
NA   TERRA   DA   ALEGRIA.

Varzealegrar no natal
Eu já fiz aqui meu plano,
Se não der certo esse ano
Eu vou para o carnaval.
Quero encontrar Nicolal
No meio da brincadeira.
Não vou vê Régis Teixeira
Porque Deus mandou buscar.
EU QUERO  VARZEALEGRAR
NA   TERRA   DA  ALEGRIA.

Não vou vê José Rolim,
Nem Chico de Amadeu,
Mas sei que vou vê Zaqueu
Fazendo versos pra mim.
Vou encontrar com Salim
Tirando fotografia,
Sem saber qual a quantia
E nem a quem entregar.
EU QUERO VARZEALEGRAR
NA   TERRA   DA   ALEGRIA.

Quero encontrar com Noberto
Na casa de Luizinha,
Vou vê se vejo Lucinha
Que sei que mora por perto.
Não vou encontrar Alberto
Porque tá em outra via,
Com Jesus e com Maria
E Deus pra lhe abençoar.
EU QUERO VARZEALEGRAR
NA   TERRA   DA   ALEGRIA.

Vou passar uma semana
Tirando mel no roçado,
Nem que volte ferroado
Por abelha italiana.
Eu tomo um litro de cana
Tirando o gosto com gia,
Que o primo Geraldo cria
Mesmo sem Cely gostar.
EU QUERO VARZEALEGRAR
NA   TERRA   DA   ALEGRIA.

Eu vou dar uma esticada
Na casa de Moacir,
Mas ele tem que sentir
O abalo da chegada.
Na mesa eu não deixo nada
Que sirva para outro dia,
Até as louças da pia
Vai dar trabalho a lavar.
EU QUERO VARZEALEGRAR
NA   TERRA   DA   ALEGRIA.
 
Vou até o Juremal
Para assistir futebol,
Depois vou ao Sanharol
Pela estrada carroçal.
Deixo a via principal
Só pra vê Dona Maria,
Pra saber se ela sabia
Quem fundou nosso lugar.
EU QUERO VARZEALEGRAR
NA   TERRA   DA   ALEGRIA.

Eu vou até o brejinho
E volto pra Santo Rosa
Bato dois dedos de prosa
Com o amigo Klecinho.
Depois eu saio sozinho
Passando a periferia
Andando pela coxia
Pra ninguém me atropelar.
EU QUERO VARZEALEGRAR
NA   TERRA   DA   ALEGRIA.

Vou na praça da matriz
Mas já sei o que se deu,
A Casa de pai Dirceu
Não ficou nem a raiz.
O povo lá é quem diz
Que foi uma covardia,
Um ato de tirania
De um investidor pra lucrar.
EU QUERO VARZEALEGRAR
NA   TERRA   DA   ALEGRIA.

Mundim do Vale.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário