VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 29 de novembro de 2014

Flashes históricos - Edmilson Martins.

Flashes históricos.

O Cine Odeon não foi o primeiro cinema de Várzea Alegre, Anteriormente, Alceu, Genro de S. Ferreira, arranjou um prédio próximo ao bar de Zé de Zuza e inaugurou, esse sim o primeiro cinema da cidade. 

Todas as exibições era casa cheia, superlotadas até com gente em pé. Eu me Lembro bem, porque meu pai José Martins, era o porteiro e sempre dava um jeitinho d'eu entrar de graça. Um belo dia, durante a exibição de "A Paixão se Cristo", Zé Carvalho e Leó Cassundé, amigos inseparáveis, tentaram assistir o filme mas foram barrados devido ao excesso de público, eles, apos várias tentativas, desistiram. 

No Dia seguinte viajaram pra Fortaleza no misto de Zé Odimar. De repente chegaram com um equipamento completo de última geração, e instalaram no mesmo quarteirão, um outro cinema, o segundo então.

Ai começou "AGRANDE CONCORRÊNCIA" Alceu baixou o preço dos ingressos e começou exibir filmes religiosos como A Vida de Santa Maria Gorette, Bernadete de Lourdes e outros, Zé e Leó, baixaram ainda mais os ingressos, e começaram a trazer filmes de Impacto para atrair o público. Eu Trabalhava na Alfaiataria de Mestre Joel que ficava entre os dois cinema, ficava ouvindo as pessoas na rua comentando: "Lá em Leó tá mais barato vamos pra lá... Ei, Alceu baixou mais ainda, vamos p´ra lá!!! Era guerra mesmo!

Dà pra perceber que isso não poderia durar muito né? O Fato é que ambos faliram. Só então no no final da década de 50, Antão Ferreira, Conhecido por nós, parentes e amigos com "Tonheiro" com a minha ajuda e sugestões Comprou um bom equipamento de 16 mm, um potente serviço de alto-falantes com quatro enormes cornetas e nos instalamos em um prédio de Luiz Proto, vizinho a loja de Zé Rolin. 

Agora sim, nasce o "CINE ODEON" e com ele, os "DIVERTIMENTOS ODEON" e os "DOMINGOS ALEGRES" sem contar com uma maravilhosa discoteca capaz de fazer inveja a muitas Estações de Radio.

Edmilson Martins.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário