VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Versos lá de Nos - Por Mundim do Vale.

POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

É triste mas é verdade
Não é uma caso isolado,
Eu deixei o meu roçado
Mas sinto muita saudade.
Não foi a minha vontade
Esquecer o meu torrão,
Mas eu perdi a noção
E me faltou a coragem.
POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

Se ponham no meu lugar
Me digam se é diferente
Eu olhar pra nossa gente
E não poder ajudar.
Eu vi a chuva parar,
Não escutei mais trovão,
Vi rachadura no chão,
No lugar que era pastagem.
POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

Eu morava na palhoça
Na maior tranquilidade
A minha felicidade
Era o trabalho na roça.
As crianças na carroça
Levavam milho e feijão
Pra fazer a refeição
Do pessoal da moagem.
POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

Não estou aqui dizendo
Que só com a gente acontece,
Mas não valeu minha prece
Para os animais morrendo.
Eu vi criador sofrendo
Vendo a rês cair no chão,
Pela falta da ração
E água na açudagem.
POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

O cearense só chora
Depois quer o caixão sair,
Mas se uma seca surgir
Ele tem que ir embora.
Se o pau de arara demora
E falta alimentação
Ele credita a questão
As despezas da viagem.
POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

O cearense a sofrer
Fica nessa dependência
Vivendo só de carência
Sem ter a quem recorrer.
Então resolve fazer
A prece a Frei Damião
E vai para o Maranhão
Mas não recebe hospedagem.
POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

Juntei os teréns que eu tinha
Depois fui lá no terreiro,
Me despedir do coqueiro
Que plantei com Mariinha.
Dei de garra da latinha
Onde eu juntava tostão
Subimos no caminhão
Levando pouca bagagem.
POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

São Bernardo me acolheu
Mas aqui é diferente,
Não posso viver contente
Que o barraco não é meu!
Um parente apareceu
Não teve acomodação
E só por esta razão
Perdi a camaradagem.
POR  CAUSA  DA ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

Minha avó sempre dizia
Que bom é o lugar da gente,
Com a família presente
Toda hora e todo o dia.
Mas minha avó não sabia
O que é faltar o pão,
Na casa de um cidadão
Que nunca fez ladroagem.
POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

É um fenômeno natural
Uma seca no Nordeste,
Mas nosso cabra da peste
Sofre no meio rural.
O governo federal
Tem que olhar a região,
Que garante votação
Com uma larga vantagem.
POR  CAUSA  DA  ESTIAGEM
DESERTEI  O  MEU  SERTÃO.

Mundim  do  Vale
V. Alegre - Ceará
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário