VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 16 de dezembro de 2012

História da ESURD - Memória Varzealegrense



ORIGEM: 

Em 1963,um pequeno grupo de agricultores, já habituados a utilizar seus talentos nas festividades improvisadas em terreiros da pequena comunidade do Roçado de Dentro, resolveram comemorar o bom inverno. Fantasiados de máscaras de papelão, chapéus velhos, caras pintadas de carvão e conduzindo galhos como alegorias, deixaram seu reduto e foram dividir seus talentos musicais com a popuiação urbana do município. Percorreram pela primeira vez as ruas da cidade naquele carnaval de 1963. Em vez da zombaria temida, receberam o apoio da população que se somava ao grupo nas ruas percorridas. 
A empolgação foi tamanha que impulsionou o grupo a desfilar nos anos seguintes, mantendo-se como atração do carnaval varzealegrense há 49 anos, sempre recebendo a aprovação e o apoio financeiro da comunidade varzealegrense.

OUTRAS CONQUISTAS: 

1981 - O Bloco do Roçado de Dentro passa a ser denominado Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro. 
1997 - Registrada como associação, passando a ser considerada uma entidade de fins culturais e pessoa Jurídica Legal.
Considerada de Utilidade Pública, no âmbito Municipal, nos termos da lei nº 303/2000, pela Prefeitura de Várzea Alegre.
Inicia sua sede própria, onde hoje realiza suas festividades e promoções, embora ainda inacabada.
Nos últimos anos, a ESURD tem se propagado através de apresentações ern cidades vizinhas e até na capital cearense, merecendo destaque na imprensa estadual e acançando notoriedade na imprensa nacional por meio da TV Verdes Mares, afiliada da rede Globo.
Foi tema de vários trabalhos monográficos, sendo o úllimo publicado em 2011, no livro-reportagem da jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará, Beatriz Jucá, intitulado "Unidos do Roçado: vidas entrelaçadas em saudade e samba". 
O desfite de 2011, teve a participação de 800 (oitocentos) componentes, com público recorde, estimado entre 5 a 6 mil espectadores.

Cronologia:


A alegria daquele grupo continuou a contagiar as pessoas da cidade por ocasião do carnaval. Sempre no comando víamos o talentoso PEDRO SOUSA, castigando no seu fole de oito baixos em companhia do bravo MESTRE TIM com suas maracas ritmadas. Os sanfoneiros eram JOSIMAR (o maior incentivador), CHICO MENESES e MATIAS SOUSA. Na caixa de couro de cabra ANTÃO dava sempre o seu show e LÁZARO tocava num pandeiro sem couro; ASSIS DE SOUSA arrastava num tarol, juntamente com ANTONITO; TILÔ dançava e tocava triângulo; JOÃO BATISTA e CESÁRIO batiam bem no pandeiro, ZÉ DE SOUSA caprichava no seu banjo, enquanto ZÉ DE VICENTE tirava som no bombo, que de longe se ouvia com a ajuda eficiente do zabumba de ANTÔNIO DE ZÉ DE ANA. BRÁS, ZÉ ANDRÉ, ZÉ MENESES, CHICO e ANTÔNIO DE JOÃO MARTINScantavam afinados e animavam o tempo todo. MUNDA MARIANO, vestido de mulher, seios provocantes e com uma sombrinha, era o passista-símbolo do grupo, enquanto MANOEL DO SAPO, DITO MARIANO e ANTÔNIO DE ZEZINHO eram os mais engraçados e divertidos, fazendo passos e piruetas. Não podemos esquecer nessa lista a figura do nosso RAIMUNDO SANTIAGO, um animado folião que além de ajudar a fundar a Escola sempre foi um grande incentivador da mesma. Juntando talento e animação, o sucesso só poderia ser total, sendo que a partir do ano de 1965 o bloco já saiu mais confiante e organizado, com instrumentos musicais melhores, uniformizados e bem orientados por DIASSIS AQUINO. Nos anos de seca o bloco fracassava um pouco, contudo nunca representou um motivo para que o mesmo deixasse de sair nas ruas animando o carnaval de Várzea Alegre.

Cronologia
1963 - Surge o denominado “BLOCO DO ROÇADO DE DENTRO”.
1964/1965 - Por iniciativa de DIASSIS AQUINO o bloco desfila organizado, uniformizado, com novos instrumentos e adota as cores amarela e preta.
1979/1980 - Por sugestão do folião e colaborador LUÍS BITU (Luiz de Cotinha) o bloco mudou o ritmo saindo como “charanga” com 15 componentes na bateria.
1981 - Passa a denominar-se “Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro”.
1984 - Formada a 1ª diretoria: Presidente: Vicente de Paulo Alves de Menezes; Vice: Luís Bastos Bitu; Secretário: Francisco das Chagas Sousa; Tesoureiro: Cesário Alves de Menezes; Diretor de Bateria: Francisco Alves de Menezes (Tim).
1985/1986 - A ESURD é mantida pelo Sr. Francisco Alves de Menezes (Chico de Zé Raimundo), um varzealegrense com raízes na comunidade, apaixonado pelo samba, fã do batuque, um grande incentivador da preservação de nossas tradições.
1987/1988 - Assume a presidência Francisco das Chagas Sousa (Chico Progresso).
1989 - A Escola é presidida pelo Sr. Vicente Fiúza de Menezes.
1990/1991 - A presidência é ocupada pelo Sr. Pedro Máximo Neto.
1992/1993 - A Escola volta a ter como presidente o Sr. Francisco das Chagas Sousa
1994/1995 - O grande músico e fundador Pedro Sousa preside a Escola.
1996/1997 - Os destinos da Escola ficam a cargo do inesquecível Mestre Tim,nosso maestro maior.
1997 - A Escola é registrada como Associação passando a ser considerada como Entidade de Fins Culturais e Pessoa Jurídica Legal, inscrita no CNPJ.
1998/1999 - O Sr. Raimundo Nonato (Pacato) dirige a Escola.
2000 - Em 01/12 a Escola é considerada de Utilidade Pública no Âmbito Municipal, nos termos da Lei nº 303/2000 da Prefeitura Local.
2000/2001 - A presidência é ocupada por Beatriz Sousa.
2001 - É iniciada a construção da sede própria, um sonho de muitos anos.
2002 - A Escola alcança o 39º ano com razoável estrutura e organização.Desfila com cerca de 60 componentes na bateria e com as seguintes alas : Baianas, ESURD do amanhã, Velha Guarda, 02 casais de Porta-Bandeira e Mestre-Sala, Estandarte.
2003/2004 - Presidente : Raimundo Nonato Pereira dos Santos “Pacato”. Através do Projeto São José a comunidade é beneficiada com abastecimento d’água.
2005/2006 - Presidente : Leolina Bezerra de Sousa. Finalmente concluída a sede da Escola com a inauguração do Pavilhão Mestre Tim. A bateria participa de Curso de Percussão no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar e marca presença no 5º Congresso Internacional de Bandas Cabaçais no Teatro José de Alencar, ambos em Fortaleza-CE.
2007/2008 - Presidente : Lázaro Bezerra de Sousa. A sede da ESURD é equipada com móveis e acessórios. Participação no “Encontro Cultural Circo Itinerante” da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – SECULT nas cidades de Várzea Alegre e Iguatu-CE. Participação da bateria da Escola em Encontro Cultural na cidade de Icó-CE com a presença do então ministro da cultura do Governo Lula, o cantor e compositor Gilberto Gil. Contemplada com o projeto “Carnaval do Ceará”, promovido pela SECULT, a Escola foi destaque em reportagens exibidas nos telejornais BrasilTV e Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, sendo beneficiada pela secretaria com a doação de 38 (trinta e oito) instrumentos de percussão e várias flautas.
2009 - Presidente : Raimundo Nonato Pereira dos Santos “Pacato”. A ESURD novamente foi manchete no jornal BrasilTV com destaque para o tema escolhido para o enredo do carnaval deste ano com o título “Festa das Cores Exaltando a ESURD”. Participação no “Fórum de Cultura Regional” na cidade de Iguatu-CE. A Escola marca presença também no “Festival de Danças Regionais” no “Festejo Várzea Alegre Junina”, apresentando um grupo dançando baião.
2010 - Chegaremos aos 47 anos de existência e com certeza estaremos mais uma vez na avenida apresentando um desfile brilhante e harmonioso, animando os foliões da cidade e mantendo viva a nossa cultura e tradição.

4 comentários:

  1. Essa matéria também é muito importante.
    Gostei muito de saber a Histórias de nossas escolas de samba

    ResponderExcluir
  2. Muito bom conhecer um pouco essa história que também pertence a cada um de nós varzealegrenses.
    Lembrei muito de Pacato(querido amigo) e do seu amor pela ESURD.

    ResponderExcluir
  3. é mas coloque da Mis pois sempre dar confusão que tão beneficiando só uma escola

    ResponderExcluir
  4. Israel temos as duas escolas aqui, não sei porque você viu apenas uma

    ResponderExcluir