VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Zefilipe! Faz parte da História e Memória!

Zé Felipe faz parte da memória e fez parte do alicerce do progresso Varzealegrense.

Foto do arquivo de Júlio Bitu

A foto é uma relÍquia, resgata os tempos e lembra Zefelipe, José Felipe de Sousa, seu nome completo. 

Varzealegrense da gema, puro sangue, pela inteligencia, alegria de viver, capacidade de trabalho, Caracteristica da nossa gente. 

Com ele não tinha tempo ruim! Se estivesse liso, estaria no seu capital, dizia: Nem dor de dente me tira o gosto de rir. 

Um caminhão velho do tipo acima, lhe encheu a vida, de lutas de aventuras e muito pouco dinheiro, porque ao "vil metal" ele não dava bola ou confiança. Começou a transportar cargas de Varzea-Alegre para Campina Grande, naquele tempo, o importante entreposto de algodão, que recebia cotação direta. 

Algodão e gente, normalmente, seus donos eram os artigos transportados. O intenso movimento de caminhões, de todos os recantos do Ceara, em busca de Campina Grande, fez nascer e se desenvolver um bom numero de agrupamentos humanos, com botecos, cafés, pensões, bombas de gazolina, e, outros apetrechos. 

Em qualquer dessas estalagens  e a qualquer hora do dia ou da noite, três coisas não faltavam: Galinha gorda ao molho pardo, carne de Bode e retrato de Zefelipe. Varzea-Alegre que vivia "oculta pela figura zeugma" ...se tornou sobejamente conhecida: era terra do arroz, de São Raimundo e de Zefelipe. 

Caminhões ou mixtos naqueles velhos tempos  nos fazem lembrar Otacilio Correia, Jose Odmar, Lourival Clementino e seu Totô.

Um comentário:

  1. QUANDO ALGUÉM É ESTIMADO
    MERECE O REINO DA GLÓRIA,
    JOSÉ FELIPE AFAMADO
    DEU CARONA A NOSSA HISTÓRIA.
    POR ISTO HOJE É LEMBRADO
    NO ESPAÇO DO MEMÓRIA.

    ResponderExcluir