VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

As filhas de Santiago! - Memória Varzealegrense

AS FILHAS DE SANTIAGO: INÊS(ZEZÊ), MARGARIDA(NENÉN) E RITA (TIZA)

Conheço muito bem todas elas; posso ate chama-las de Irmas, vivemos nossa infancia la no Batalhão no Sitio Chico.

Na epoca existia um pe de cajarana, que nos chamavamos o "Pe de Cajarana de Santiago", que era o pai delas, e nos levantavamos as 5 horas da manha, com o canto do Galo de Campina para apanhar as Cajaranas.

Que tempo bom? ...Que se foi e nao volta mais.

Geraldo Vieira
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Essas três irmãs jovens e bonitas, conheço-as de longas datas; as filhas de madrinha ANA e de SANTIAGO nossos inesquecíveis amigos e vizinhos... 

Essas prestimosas senhoras, grandes amigas que tem lugar reservado no meu coração... Como o meu mano bem fala quase irmãs...

Vivemos muitos tempos bons, alegres, lá nos BATALHÃO e no sitio CHICO curtindo brincadeiras pelos terreiros, tomando belos banhos nos riachos, nas impueiras, nos açudes; indo a novenas, renovações, leilões, festas lá pelos sítios vizinhos, terço da FORMIGA, festas na cidade etc...

Seus pais e manos maravilhosas pessoas. Tínhamos uma amizade saudável e verdadeira, um convívio abençoado.!!! 

Foram tantas "histórias" vividas nos tempos de menino(a) rapaz/moça ....Hoje nos restam saudades, lembranças , e uma amizade profunda...!!!

Isabel Vieira

3 comentários:

  1. Aí tem um pouco de minha vó de Minha madrinha e de pessoas que amo...

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me quando criança Paulo, filho do Casal Santiago e Ana Morais, levou-me para passear em sua casa no Sítio Batalhão. Período da apanha do arroz, muita gente no trabalho, mal chegou comecei a chorar e lamentar a tão grande saudade de casa.
    Paulo, que hoje é meu compadre começou a me consolar dizendo: homem!!!!, Você fica aqui mais eu, vai comer muito bife de feijão e andar no meu jumentinho, assim vai esquecer esse seu povo. Para encurtar a conversa Paulo depois do almoço teve que deixar-me no velho cantinho de minha morada, meu querido Sanharol. Esse fato verídico ainda hoje por ocasião de nossos encontros é lembrado.

    ResponderExcluir