VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Recordações ... Memória Varzealegrense


De Otoniel Fiúza Junior para o Memória Varzealegrense.
Poesia escrita por seu Quinco do Sítio Chico oferecida a Otoniel Fiuza também do Sítio Chico.


Muito feliz e emocionada fiquei, OTONIEL FIÚZA JUNIOR, ao ler esses simples versinhos do meu pai expressando o forte "amor" que ele sempre teve pelo nosso sítio querido, o CHICO... E também ressaltando a amizade de todos que lá viviam num verdadeiro clima de alegria, de união e paz.

Essa palestra a qual ele se refere acontecia todas as noites na calçada da casa do saudoso CHICO LINO , onde os homens que ali moravam se reuniam para palestrar, conversar, discutir, fazer comentários, trocar idéias, conhecimentos sobre todos os assuntos e fatos que lhes interessavam e que seriam proveitosos para toda a comunidade local.

Era uma espécie de "lazer" diário que eles alimentavam e curtiam. Aquele ponto de encontro ficou conhecido como "ASSEMBLÉIA".

Os meninos/garotos da época, assim como seu pai, meus manos, e outros familiares e amigos também participavam como ouvintes, observadores das importantes colocações/lições ali expostas, divulgadas.

Valeu a sua postagem!!! Agradecemos toda atenção, todo o seu carinho!!!

Isabel Vieira

5 comentários:

  1. Enviado por Otoniel Fiúza Junior para o Memória Varzealegrense.

    Obrigada Junior, uma boa recordação e deve ser bem guardada, aqui no Memória!

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira relíquia! Aqui no Sanharol tambem tinha um Assenbléia, Isabel Vieira, na claçada velha de Mané de Pedm!

    ResponderExcluir
  3. Procuremos sempre exaltar e reconhecer o valioso "papel" do "MEMÓRIA VARZEAALEGRENSE", que, com todo empenho, vem resgatando as nossas eternas "lembranças" por mais simples que sejam.
    O meu pai e o OTONIEL FIUZA, embora com idades bastante diferentes sempre foram amigos...

    ResponderExcluir
  4. Isabel e Otoniel Fiuza, um resgate histórico muito pertinente e trancendente, já que o autor desafia o tempo quando escreve, que mesmo após a sua morte, ainda se lembrará das felizes assembleias realizadas no seu recôndito lugar. Estrofes criativas, narrativas e desafiadoras. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Rita Fiuza Varzealegrense da gema. Como o Memória Varzealegrense é de grande importância .Hoje exatamente 27.de Dezembro de 2016 fazendo quatro anos da publicação encontro com o artigo, e digo la no Sítio Serrote também tinha suas assembleias a qual era realizada na calçada de Pedro Lixandre como era conhecido. E aí de quem faltasse . Logo que um dos membro teria que ir saber o motivo da falta. Esse filme vive na minha mente a cada momento .

    ResponderExcluir