VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Zé Clementino - Por Isabel Vieira

Deci e Zé Clementino


De origem simples e "NOBRE", (Seu Lourival e dona Emília) nasceu a nossa grande "ESTRELA" , José Clementino do Nascimento Sobrinho. 

Abençoado compositor/artista que cantou e encantou o nosso "torrão amado", o nosso povo, sobretudo, através das talentosas composições: CONTRASTES E HINO DE VÁRZEA ALEGRE , bem como, destacou-se a nível nacional com outras "famosas" canções gravadas em parceria com o eterno "Rei do Baião, LUIZ GONZAGA, cujo centenário comemora-se hoje - (12/12/12).

Quando houve notória colaboração do nosso conterrâneo ao "Rei" ao passava por momentos difíceis, obscuros , decadentes na sua trajetória artística; o que deve ser sempre lembrado, evidenciado. 

ZÉ, SIMPLESMENTE ZÉ... Uma indelével "memória" ...Uma história que nos orgulha e nos engrandece...Com certeza, hoje, o nosso querido ZÉ entoa benditas preces e lindas canções na GLÓRIA DO SENHOR!!! 

Ao contrair núpcias com a digníssima DECI CLEMENTINO, um sagrado exemplo de convivência matrimonial foi vivido pautado na fé, no entendimento, na união, na paz e no verdadeiro AMOR... 

A esse ilustre e saudoso varzealegrense devotamos toda a nossa admiração, todo o nosso reconhecimento , gratidão....Um carinhoso abraço a estimada amiga, DECI CLEMENTINO.

Isabel Vieria

POESIA :
JOAQUIM JOSÉ DE OLIVEIRA - Um grande admirador de ZÉ CLEMENTINO como CIDADÃO e como compositor. Alguns de seus versos extraidos da poesia -HOMENAGEM A ZÉ CLEMENTINO- livro " Poesias Completas" escrito em 1995- sítio CHICO -V.ALEGRE, aos 77 anos...

Amigo, ZÉ CLEMENTINO
Filho de seu LOURIVAL
Te considero legal
Achei belo o seu destino
Nunca foi muito granfino
Fazendo composição
E como bom cidadão
Admirou a cidade
Com sua capacidade
Junto ao Rei do Baião.

Cantou diversos contrastes
Da nossa terra querida
As coisas de nossa vida
Usando de suas artes
Fez diversas gravações
Compondo belas canções
Com sua amizade sem par
Que jamais se apagará
Dentro de nossos corações...

Você que compôs o Hino
Da querida VÁRZEA ALEGRE
Que o povo todo se integre
E admire o seu destino
Homem , mulher e menino
De toda essa região
Com amor e gratidão
Te dando muito conceito
Pelo o que você tem feito
Aqui no nosso torrão..

Cantou o nosso folclore
As coisas do meu sertão
Cantou o nosso torrão
Que o pessoal lhe adore
E todos juntos lhe implore
Para você fazer mais
Aumentando o seu cartaz
Como bom compositor
Aumentando o seu valor
Você merece mais.

O Amigo, ZÉ CLEMENTINO
Filho de dona Emília
Estimo sua família
Do grande ao pequenino
Admiro o seu destino
Foi um dom que DEUS lhe deu
Pois ELE lhe escolheu
Nasceu privilegiado
Receba um muito obrigado
Do poeta que escreveu.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário