VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Banda Municipal de Várzea Alegre

Pergentino Brito de Lima (Sêu Prejo): uma vida dedicada à Banda de Música de Várzea Alegre.

Seu Prejo nasceu no dia 05 de julho de 1911, no sítio Porteiras, município de Jardim, filho de Antônio Brito de Lima e Maria José da Conceição. Era casado com Dona Vicência há 75 anos. 

Começou a tocar na Banda Municipal no ano de 1938, mas veio residir definitivamente em Várzea Alegre, em 1942. 

Na época em iniciou o seu trabalho na Banda, tocando piston, a mesma era regida pelos Maestros José Ribeiro, Dudal e posteriormente, Mestre Antônio. 

Seu Prejo, amante da música, enquanto em vida, tocou na Banda Municipal até os 95 anos de idade.

Na década de 90, Seu Prejo, recebeu o título de Cidadão Varzealegrense, da Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: site Governo Municipal de Várzea Alegre


Banda Músical Maestro José Riberio, Várzea Alegre-CE, em frente a capela São Vicente.

Na ocasião de homenagem feita ao Mestre Chagas.

Maestro Genival Antonio, PERGENTINO (Seu Prejo), Ricardo De Oliveira Ramos Trombonista, Esther Costa, Didi, Giovanna Braga, Atos Ranieri, Chico Brito (Titico), Thiago Silveira, Heriberto Menezes de Morais, Miá, Pedro Henrrique, Dr. Hélio Batista, Iris, Nonato, Felipe Sousa, Elayne, Emanuel, Rodrigo Menezes, Rosana, Pedro Nogueira, Antônio José de Sousa, Edbergon Varela, Junior Morais Ricardo Felix e Rai em Várzea Alegre.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário