VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 20 de outubro de 2012

BOLA FRIA

Na década de 70 do seculo passado foi realizado uma peleja futebolística entre os dois sitios périféricos a cidade de Varzea-Alegre. De um lado o sítio Coité e do outro o sítio Varas. Era uma partida melhor de três quem vencesse a primeira jogaria a segunda pelo um empate. Na ocasião do inicio do jogo faltou o árbitro, que com antecedência fora escolhido o nosso saudoso Jose Gatinha. Naquela ocasião a Rede Globo e a Tupy já estavam prontas pra transmitirem aquela importante partida de futebol. Os patrocinadores daquele jogo estavam ansiosos pela recompensa econômica que iriam obter com tal partida. Pois bem, cadê o arbítro? De livre e espontania vontade se apresentou um corajoso apitador, em virtude da tensão que vivia naquele momento. Os craques da bola já estavam nervosos e super aquecidos tanto pelos os exercicios preliminares como pelo o sol escaldante de 40 graus em plena 10 horas do dia. Foi o cidadâo, Cícero Mocho, que colocou a bola ao centro pra dar inicio a partida tão nervosa. Um jogador de nome, Zé de Toin, pertencente ao time das varas, cujos os pés e as unhas mais duros do que casco de tartaruga, foi o primeiro a receber a bola ao ser batido o centro. O mesmo aplicou um bicudo na redonda que foi em direção ao rosto do árbitro, que foi a nocauteado. Confusão, corre-corre, busca agua pro o acidentado, bofetadas nas costas pra ver se dava sinal de vida, alguns segundos o juiz estava sentado no chão cuja a mão direita tinha um espelho redondo daqueles que se compra na feira, olhando a extensão da lesão em seu rosto. Os jogadores nessas alturas já se indagavam se aquilo teria sido uma falta. De prontidão, Dunga de Mauricio gritou que o jogador não tinha culpa e que o jogo teria de ser reiniciado com o juiz dando "Bola Fria" pra dois jogadores disputarem a posse de bola, aí veio a contestação do árbitro: Que bola fria que nada, vejam a mancha vermelha em meu rosto queimando que nem um Cão, essa bola veio quente que nem uma brasa e eu vou expulsar o jogador Zé de Toin pra ele treinar mais arremate em direção ao gol. A confusão foi generalizada. Só se sabe que ainda hoje o sumula do jogo se encontra na FIFA pra ser julgado pra ter início outra partida, o jogo de volta.

am

2 comentários:

  1. ESSA HISTÓRIA É A MAIS LEGÍTIMA EXPRESSÃO DA VERDADE. APENAS UMA CORREÇÃO, O JOGADOR ERA ANTÔNIO DE TOIN E NÃO ZÉ DE TOIN...ANTONIO TINHA CONHECIMENTOS TÃO REFINADOS SOBRE FUTEBOL QUE CERTO DIA FOMOS JOGAR UMA PARTIDA E DEPOIS DOS TIMES FORMADOS, ALGUEM DISSE VAMOS BATER O CENTRO PRA COMEÇAR O JOGO....AÍ ANTÔNIO DE TOIN DISSE...."QUE DIABO DE CENTRO, COMEÇA LOGO DAÍ MESMO.."

    COMO TESTEMUNHA OCULAR DESSA HISTÓRIA E PRA QUE VOCÊS TENHAM UMA IDEIA SOBRE A VIOLÊNCIA DA BOLADA...CIÇO MOXO APITAVA O JOGO USANDO UM CHAPEU DE CORO E A METADE DA BOLADA ACERTOU A ABA DO CHAPEU QUE FOI CAIR 200 BRAÇAS FORA DO CAMPO E MESMO ASSIM AINDA FICOU MARCADO NA TABA DO QUEXO DE CIÇO O NOME PERFEITO....ADIDAS...

    TIBURCIO BEZERRA.

    ResponderExcluir
  2. O memoria deve se orgulhar de trazer historias que recebem testemunho do tipo acima. Parabens.

    ResponderExcluir