Desde Raimundo Duarte Bezerra, papai Raimundo, há quase 200 anos que veneramos São Raimundo Nonato, protetor da gestante e nosso padroeiro. Não há uma casa em Várzea-Alegre que não tenha um, dois, ou até mesmo três Raimundos ou Raimundas. Pelas décadas passadas o padre da cidade viajava para celebrar as missas nos distritos e comunidades rurais montado em lombo de animais. Poucos no município se davam ao luxo de possuir um carro. Raimundo Teófilo, fazendeiro, proprietário de fazenda no sitio Vacaria tinha um JEEP, velhinho como diabo, dava um trabalho danado para pegar, mas quebrava o galho nas emergências. Um belo dia, o Raimundo vinha para cidade e ao atravessar um riacho da Moça molhou o distribuidor do carro que não houve jeito para funcionar novamente. Desceu do carro junto com a filha Raimunda, com uma raiva danada do filho mais velho Raimundo Valdizar, pois atribuía que o carro não funcionava por falta de gasolina, fato que ele não admitia. Enquanto aguardava uma solução o distribuidor enxugava a sujeira da água. De sorte, que lá vem o padre no seu alazão, e perguntou: O que houve? Seu Raimundo! Falta de gasolina, seu padre, já falei pru cabeça dura do Raimundo que carro não anda sem gasolina e ele não toma jeito. O padre olhou para Raimundo e disse brincando: Você tem fé em São Raimundo? Tenho muita, respondeu conciso. Pois assim sendo coloque um litro dessa água que corre no rio que o carro vai funcionar e você chega ao destino. O problema do carro não era gasolina, era o distribuidor ou carburador encharcado. Seu Raimundo despejou um litro de água limpinha no tanque do JEEP que já tinha 35 litros de gasolina e ao sentar-se na poltrona, atolou o pé com vontade, deu uma acelerada forte, o carro funcionou e foi embora se encobrindo na primeira curva. Diante de tamanha fé o padre Raimundo Monteiro olhou para o ajudante de sacristão Raimundo Anjo e abismado lascou: vá ter fé assim em São Raimundo no inferno.
am
No Memoria, em suas diversas paginas, encontramos uma verdadeira coletânea de fatos, causos, proezas e fotos memoráveis que traduzem um pouco do passado da nossa gente.
ResponderExcluirÉ claro que não podemos esperar que a prodigiosa memoria do administrador ou administradora, assim digo por que não conheço, apresente aqui um todo completo. Portanto é importante que as pessoas colaborem e enviem os seus conhecimentos e compartilhem com o Blog. Essa é minha opinião.