VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Isabel Andrade, filha do Sr. Adegildes Correia


Isabel Andrade foi sem sombra de dúvida uma das mulheres mais bonitas de Várzea Alegre e a sua escolha para representar a beleza de nossas mulheres naquela festa tradicional foi de um bom gosto admirável. 

Ali estavam todas as pessoas importantes da nossa cidade como de outras cidades vizinhas. 

Eu muito novo, não tinha, nem sabia explicar o fascínio que sentira ao vê-la com tanta elegância e nobreza. 

O nosso povo ficou feliz ao tê-la como flor coroa do símbolo da fartura e da boa colheita do arroz. 

Edificava-se ali todos os anos o pão de arroz com casca, construído com carinho num espaço vistoso dentro do Recreio, que aos meus olhos chegava aos cinco metros de altura. 

Lamento que, essas festas já não existam mais, mudaram os nossos valores culturais, mas se os governantes incentivassem mais a agricultura familiar, com apoio efetivo, dando aos nossos homens do campo, recursos, apoio logístico, cooperativas, baixo custo da energia elétrica, equipamentos de irrigação e ajuda na comercialização desse produto teríamos de volta as nossas maravilhosas festas do Arroz.

Helanio Bezerra de Carvalho

3 comentários:

  1. Como ex-aluno da distinta professora Isabel Andrada, deixo minha saudação ao Helanio Bezerra de Carvalho pelo oportuna homenagem.

    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Esplêndida. Convivi com a Isabel Andrade e a lembrança da sua beleza e a devoção como mestra ainda permanecem vivas na minha memória.
    Parabéns pela foto e pelo reconhecimento da nossa representante.

    Um Varzea Alegrense

    ResponderExcluir
  3. Esplêndida. Convivi com a Isabel Andrade e a lembrança da sua beleza e a devoção como mestra ainda permanecem vivas na minha memória.
    Parabéns pela foto e pelo reconhecimento da nossa representante.

    Um Varzea Alegrense

    ResponderExcluir