VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Conhecendo nossas Capelas - Memória Varzealegrense

CONHEÇA A CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, DA COMUNIDADE DE LAGOA REDONDA NO DISTRITO DE NARANIÚ.

Capela de Nossa Senhora das Graças de Lagoa Redonda em Naraniú.

19/11/2013- Neste mês de Novembro a Assessoria de Com. do Sitio Fechado Distrito de Naraniú - Várzea Alegre, esteve visitando a comunidade de Lagoa Redonda, também localizada em Naraniú.

Com o objetivo de fazer um trabalho sobre a Capela de Nossa Senhora das Graças Padroeira daquela localidade, durante a visita a equipe recebeu o apoio da Coordenadora do templo, a Sr.ª Josa Piquiá.

HISTÓRIA DA CAPELA.

A capela de Nossa Senhora das Graças foi construída no ano de 2003, devido á um antigo sonho de uma das mulheres mais respeitadas da localidade, a Sr.ª Dona Francês idealizadora do projeto, visto que logo os moradores não pensaram duas vezes em negar esse pedido tão valioso da mesma.

O fato é que para essa construção torna-se realidade que a comunidade já vinha se mobilizando há muito tempo segundo histórias relatadas por moradores, também é importante frisar que os devotos da Padroeira celebrava a festa de forma interna sem ser ainda divulgada por toda região.

Para erguer a casa de Nossa Senhora das Graças em Lagoa Redonda houve uma parceria relevante na época, o desejo era de tanta profundidade que a junção de Associação Comunitária de Lagoa Redonda e Moradores, deram êxito á arrecadação de recursos para que a localidade viesse a ser contemplada logo em breve com a capela da Santa.

Já são quase 10 anos, e a fé do povo de Lagoa Redonda a cada dia cresce e a sua festa ganha dimensões maiores, de acordo com o levantamento feito em todas as comunidades, desse modo a fé e a força de vontade são combustíveis para continuarem com a caminhada de Nossa Senhora.

Um dos fatos curiosos é que a capela é pintada totalmente de azul co branco por dentro e por fora, outro fato também se dá a proximidade do templo com a residência deixada por Dona Francês a seus filhos e netos.

A capela pertence a Paroquia de São Raimundo Nonato de Várzea Alegre - CE, Diocese de Crato - Ceará.

Pároco: Padre José Mota Mendes.

Fundação: 2003.

Fonte:
Assessoria de Comunicação do
SÍTIO FECHADO
DISTRITO DE NARANIÚ
VÁRZEA ALEGRE-CE
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário