VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lembrando nossa gente - Memória Varzealegrense

Joaquim Piau, gente finíssima, como se diz, hoje. É um misto de alegria e saudade rememorar tão adorável criatura, tão dedicado amigo.

Cidadão dos mais benquistos, na nossa terrinha, pelo seu valor, inteligência, caráter, respeitabilidade. Foi, por muito tempo, titular do Segundo Cartório, cargo que desempenhou com absoluta integridade.

Homem inteligente, versejador de classe. Amigo leal e pai de família exemplar, nosso perfilado foi dos conterrâneos que mais admirei e a quem rendo minha mais merecida e sincera homenagem. 

Joaquim Piau deixou um punhado de filhos tão bons quanto ele. 

Acho que muita gente conhece ou ouviu falar na historia da imagem de São Bráz venerada como sendo de São Raimundo. Eu sou um daqueles poucos que entende que o engano foi com o Santo Ambrósio, essa imagem que está no altar mor da igreja matriz ao lado de São Raimundo. 

Preciosidade do Joaquim Piau.

Viajando para Fortaleza, de passagem pelo Icó, um padre sentou na cadeira do lado. Conversa vai, conversa vem, lero saudável, chegando no destino, ao se despedir o padre perguntou: O senhor é de onde? 

Respondeu - de Várzea-Alegre. 

O padre não poupou: terra de povo besta, passou trinta anos rezando para um santo diante da imagem de outro.
Lembrando nossa gente - Memória Varzealegrense

Joaquim Piau emendou: E, os mais bestas eram os padres que tiravam as rezas.

Comentário:

Além da homenagem merecida ao patriarca da "piausada", levanto uma polêmica quanto ao engano das imagens - "São Raimundo/São Braz". 

Josefa do Sanharol, minha avó, pessoa muito ligada a igreja informava que a troca fora com "Santo Ambrósio", a imagem que se encontra no altar mor da igreja matriz, no lado esquerdo de São Raimundo.

Está informação me faz credora da mais pura verdade, visto que em nenhum outro altar ou lugar se tem conhecimento da imagem de São Braz. Será que quando corrigiram o engano jogaram a imagem fora? Improvável.

Fonte:
Antônio Morais (facebook)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário