VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

006 - Histórias de Natércio - Memória Varzealegrense

Histórias de Natércio - Alex Josberto


Hoje, Dia da Proclamação da República, meu avô materno, Natércio Vicente de Andrade faria 90 anos. Com certeza, espirituoso como era, se estivesse por aqui, quando alguém perguntasse sua idade, responderia: 100 anos! Ele tinha a mania de aumentar 10 anos na sua idade. A razão vocês podem conferir nesta historinha:

Na década de 80, era costume de Seu Natércio, depois de seu passeio cedo da noite pela praça dos motoristas em Várzea Alegre Ceará, com direito a uma concorrida prosa com os amigos, dentre eles Seu Sérgio Carvalho, chegar em casa, tomar um "leite de gado" gelado na caneca de alumínio com dois dedos de açúcar(segundo ele para cortar a azia), e sentar um pouco na calçada com Vovó Mocinha, filhos e netos. 

Nesta hora, era comum as pessoas ao passarem pela rua e avistarem vovô, sentarem em busca de uma boa conversa. 
Em uma destas noites, um senhor perguntou a idade de Seu Natércio. Este respondeu sem pestanejar:

- 75 anos!
A resposta foi alvo de elogios:
- Seu Natércio, pois não parece, o senhor está muito bem! Novo, conservado! Precisa me dar a receita!

Quando o homem foi embora, Dona Mocinha que tinha se segurado para não dizer nada no instante da conversa, indagou o marido:

- Mas Natércio, porque que tu mentiu tua idade para o homem. Disse dez anos a mais. Tu tem é 65.

Seu Natércio, expôs seus motivos:

- Ora, Mocinha, tu viu como ele elogiou? Se eu tivesse dito que tinha menos, ele por certo iria dizer, "mas Natércio, como o senhor tá acabado!"

Alex Josberto Andrade

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário