VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Lembrando Levi - Memória Varzealegrense

Lembrando Levi, o irmão de Chica do Rato.

Leví de Abel, irmão de Chica do Rato, também era desprovido de juízo, ele arriscava uns improvisos, sem respeitar a rima, a métrica e nem a ética. Cantava pelas ruas enquanto transportava água da lavanderia, num jumento de Antônio Costa, sempre improvisando os seus versos. 

A caçamba é cega, adonde bate aprega, sai do mei fí duma égua.
Antônio Costa. amuntado im minha costa.
Pedro Morais, caga na mão joga pra trás.
Padim Dirceu amuntado num pneu.

Uma vez encontrou-se com o barbeiro Júlio Xavier e fez esse improviso: "Júlio Xavier, tanto chora cuma apanha da muié".

Júlio não gostou e deu uns cascudos no poeta. Leví saiu dizendo que ia embora pra Campina Grande, porque tinha sido desmoralizado. E lá em Campina os paraibanos respeitavam poeta.

Dona Dosa, madrinha de Leví, quando soube da ocorrência chamou o poeta em sua casa para aconselhar: - Leví chegou pediu a bênção ela abençoou e foi falando: Leví eu soube que você vai para Campina Grande, então eu queria lhe aconselhar. Não vá fazer seus versos por lá não, porque o povo não lhe conhece e pode fazer como fez Júlio Xavier. 

Leví não deixou a madrinha terminar e foi logo dizendo: "É não madinha Dosa! É pruque esse povo de Rajalegue só quer ser as prega". Basta a gente cagar no mei da rua, que já fica todo mundo falando.

E tu acha pouco Leví?

"É pruque eu gosto de prosa, amuntado im madinha Dosa". 

Fonte Mundim do Vale.
Fonte: Antônio Morais facebook
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário