VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Versos lá de nós - Memória Varzealegrense

DUELO  RIMADO.

Sávio Pinheiro x Mundim do Vale

Mundim:
Você é de academia
Mas é fraca a sua rima,
Inventa de vir pra cima
Agredindo a poesia.
Eu tenho a autonomia
Pra com você pelejar,
Não gosto de torturar
Mas vou lhe dar um castigo.
PARA  DEBATER  COMIGO
PRIMEIRO, APRENDA A RIMAR.

Sávio:
Mundim, eu estou aqui
Pra lhe ensinar o dever,
Você pode debater
Só com o poeta Leví.
Por tudo que já ouví
A sua ofensa eu não ligo,
Mas na peleja lhe digo
Que um Piau eu vou pescar.
PRIMEIRO, APRENDA A RIMAR
PARA  DEBATER  COMIGO.

MUNDIM:
Sou um Piau do Machado
Não sou peixe do Granjeiro,
Eu aprendí com Candeiro
A rimar sem pé quebrado.
Estando aqui do seu lado
Vou tentar me equilibrar,
Porque se eu me zangar
Vou ganhar um inimigo.
PARA  DEBATER  COMIGO
PRIMEIRO, APRENDA A RIMAR.

SÁVIO:
Também não sou de Granjeiro
Mas gosto daquele açude,
Presto serviço a saúde
Do seu povo hospitaleiro.
Meu sobrenome Pinheiro
Faz com que eu seja amigo
E lá eu tenho um abrigo
Para deitar e rolar.
PRIMEIRO, APRENDA A RIMAR
PARA  DEBATER  COMIGO.

MUNDIM:
Doutor Sávio eu lhe respeito
Somente na área médica,
Mas tratando da poética
Tá errado o seu conceito.
Para debater direito
Na parte de pelejar,
Você tem que me acatar
Porque sou o mais antigo.
PARA  DEBATER  COMIGO
PRIMEIRO, APRENDA A RIMAR.

Sávio:
Meu poeta a sua idade
Em nada colaborou,
Pois o tempo lhe deixou
Longe da realidade.
Eu tenho mais qualidade
Para debater consigo,
Porque não vejo perigo
De você me acompanhar.
PRIMEIRO, APRENDA A RIMAR
PARA  DEBATER  COMIGO.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário