VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

02 Lembrando Meninin Bitu - Memória Varzealegrense

Lembrando Mininim Bitu 02 


Meninin Bitu sempre colheu grandes safras de arroz. O paiol estava sempre cheio de grãos. Não perdia tempo, em Outubro fazia os canteiros, ficava aguando e, na primeira  chuva  que fazia água na lagoa  mudava as plantinhas. A safra estava garantida.

Num desses anos atravessados, sem chuvas, as mudas do canteiro na estavam embuchando e nada de chuvas. Meninin apesar de ser um homem de muita fé já estava perdendo a esperança.

Um dia, a noite, o carão cantou  na Lagoa do Garrote. Meninin exclamou: Carão abençoado, está anunciando a chuva. Dito e feito, no outro dia deu uma chuva tão grande que no local do canteiro a agua ficou com dois metros de fundura.

Meninin abriu a parede da lagoa pra agua baixar, mais que nada, do outro lado a água era mais, teve efeito contrario.

A noite, Meninin se deitou e o carão começou a cantar no mesmo local. Então, Meninin reagiu: "deixa de zoada carão fi de uma égua". Deixa eu dormir!

Um comentário:

  1. O carão é uma ave sagaz, procura as arvores mais altas, os últimos galhos e estende o seu longo pescoço para vigiar os seus predadores.

    Não se conhece historia de caçador algum que conseguiu abater um carão. O seu cântico mavioso, além de prevê inverno se ouve a longas distancias, a léguas.

    ResponderExcluir