VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 5 de outubro de 2013

Lembrando José Bitu - Memória Varzealegrense

LEMBRANDO JOSÉ ALVES BITU - Antônio Morais

Quem conheceu Zé Bitu das Lagoas sabe o quanto era bom, justo, honrado, amigo, espirituoso e bem humorado. Apesar de sisudo e a cara amarrada, seus repentes eram de um refino inigualável. 

01 - Certa vez, foi ao Juazeiro fazer uma consulta médica acompanhado de uma das filhas. Chegando ao consultório tinha uma senhora com um menino muito danado. O menino não parava, quebrava um jarro aqui, rasgava uma revista ali, e assim passava o tempo todo.

Um paciente perguntou para mulher: a senhora só tem este filho? Não - respondeu a mulher, tenho outro maiorzinho que ficou em casa. Zé Bitu coxixou para a filha: deve ter ficado amarrado.

02 - Outro dia, chegando a casa do compadre Pedro Piau, o encontrou misturando mel de engenho com farinha. Pedro Piau perguntou: Compadre Zé Bitu, você já viu uma coisa mais difícil do que misturar mel de engenho com farinha? Resposta no ato: Já compadre, separar depois.

03 - Maria Caetana aproximando-se da mercearia para comprar cigarros disse: Seu Zé Bitu eu só tenho três defeitos: bebo, fumo e jogo. - José Bitu respondeu na hora - três defeitos grandes para uma moça.

Um comentário:

  1. Zé Bitu era um homem muito inteligente, honesto e trabalhador. De sobra e para alegria de quem o conhecia
    bem, possuidor de um senso de humor notável, sem jamais fugir ao respeito e .consideração a quem quer que fosse.
    A famosa bodega da esquina foi palco das melhores piadas possíveis improvisadas por ele, sempre no mais inesperadeo repente que era sua caracteristica.
    Obrigado ao nobre Antonio Morais que o prestigiou em sua sincera e fiel postagem.
    João Bitu

    ResponderExcluir