VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Lulu - Por Fabiola Araujo


Francisco Miguel Neto, conhecido como Lulu, viveu por 61 anos em Várzea Alegre. Portador de síndrome de Down, marcou pela sua simpatia e irreverência. Exímio jogador de xibiu*, andava pelas calçadas e entrava em todas as casas daquela pacata cidade cearense, onde costumava tomar banho e comer.

Em um começo de tarde da década de setenta, Lulu, trazendo sua inseparável bola debaixo do braço, chegou à residência de Francisco de Freitas Pinheiro (Chiquim de Lousa), na Rua José Correia Sobrinho. Conhecendo o insaciável apetite do contumaz visitante, Maria Dalva Teixeira Pinheiro, dona da casa, perguntou:

- Lulu, você já almoçou?

Puxando a cadeira e se juntando à família Pinheiro Teixeira na mesa da refeição, Lulu, com sua ingênua sinceridade, respondeu:

- Aqui não...


Narração:Flávio Cavalcante
Enviado: Fabíola Araujo

3 comentários:

  1. Valeu Fabiola.

    Lulu e sua historia valem por Várzea-Alegre inteira.

    Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. O meu coração "chora" de saudade. (Fabíola)

      Excluir
    2. Nos que agradecemos a Você Fabiola.
      Volte sempre.

      Excluir