VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

NOS TEMPOS DA MODEBRA


Houve época, não muito distante,  que os políticos eram  como  óleo e agua: não se misturavam. Nos tempos da Modebra e Arena não existiam  acordos e negociatas como  hoje em dia. Temos atualmente, 40 partidos de alugueis, um verdadeiro samba do crioulo doido. Cada qual  tirando o máximo que  pode de quem esteja no puder, seja ele quem for.

Nos tempos da Modebra e Arena, aquilo sim era politica partidária definida pelos princípios e coerências. Mas, numa época qualquer da  década de 60 do seculo passado  os lideres dos dois partidos fizeram um acordo em que cada um perdia  um pouco e todos saiam ganhando ao fim. Pra celebrar a união dos partidos o prefeito,  convidou o governador do Estado para a cerimonia de inauguração de uma lavanderia publica batizada com o nome da primeira dama do Estado.

Para contemplar as partes ficou acertado que o prefeito ficaria  na mesa principal com o governador e o principal líder da oposição  faria a saudação oficial.

O mestre de cerimonia  fez a composição da mesa e passou a palavra para o antigo opositor, hoje, aliado de ultima hora. Depois de saudar o governador e comitiva o homem  endoidou: Senhor Governador, nosso município está entregue as baratas, não tem estradas, não tem escolas, o pagamento dos funcionários está um ano atrasado, ninguém sabe o que é feito do dinheiro, o prefeito  está amancebado com a mulher do encarregado da limpeza publica, a primeira Dama, por sua vez, em represaria,  se ajuntou com um sapatão pra zuar com o marido. 

Nesta hora o prefeito  não  aguentando mais  a chateação disse no ouvido do governador:  Seu governador, coma sua jantinha ligeiro pra ela não resfriar,  num acredite  no que esse besta está  falando não. "Pregunte" pra ele o que ele fez com o dinheiro da agua quando ele era prefeito? Porque ele botou pra correr da cidade um filho baitola que ele tem. 

Terminada a festa a coligação estava desfeita. Aquilo sim é que era politica e políticos coerentes e cheios de ranso, diferente do conluio  que se ver de riba a baixo nos dias atuais.

am

Um comentário:

  1. Sempre houve oposição, o que é muito salutar. Sempre houve coerência. Hoje em dia, os costumes mudaram. Corruptores e corruptos comem na mesma gamela. Todos,como nunca se viu.

    ResponderExcluir