VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 13 de outubro de 2012

PAULISTA INXIRIDO


Até os anos 70, quando chegava alguém em Várzea-Alegre que morava em São Bernardo, o pessoal chamava de "paulista”. Chegou um “paulista”. Pois bem, certa vez o deputado Otacílio Correia estava cortando o cabelo na Barbearia de Vicente Cesário e chegou um paulista. Conversa vai, conversa vem, na hora de pagar, Otacílio vai metendo a mão no bolso, o rapaz interrompe: Êpa! Seu Otacílio, deixa que eu pago, foi um grande prazer conhecer o senhor e é uma honra acertar esse corte com seu Vicente Cesario.
Otacílio agradeceu educadamente respondendo: Valeu, bicho! E foi embora. Na hora do sujeito acertar a conta perguntou: E aí, Tio, quanto que é tudo? Só 23,00, respondeu Vicente Cesario. Vinte e três reais? Ali na tabuleta não está dizendo que é 3,00 seu Vicente? Nesse caso são 6,00. Aí Vicente Cesário explicou: É, mas toda vez que o deputado Otacílio vem aqui ele me dar é 20,00 pelo corte. Quem mandou você ser inxirido?

am

Um comentário:

  1. Casualmente, procurando informações na enternet, encontrei o "Memoria Varzealegrense".

    Li as suas diversas colunas. Um blog completo: tem historias e estorias de nossa gente as mais diversas, causos os mais interessantes escrito por Mundim do Vale, uma das maiores inteligencias de nossa terra.

    Uma galeria de fotografias que resgata a memoria da genealogia das nossas famílias.

    Eu, sempre desconfiei que os varzealegrenses não valorizam a sua memoria. Isto é preciso que alguém me prove o contrario.

    Não sei a quem pertenceu a feliz ideia de criar este memorável arquivo histórico. Deixo aqui o meu mais sincero reconhecimento de parabéns.
    Várzea-Alegre precisava de um espaço destes: onde encontramos a historias de seus ilustres filhos, dos mais humildes aos que se julgam superiores e mandonistas.

    Esta historia do Vicente Cesário é um primor. O Paulista, quanto aqui retornava, cagava goma e contava vantagem.

    Gostei muito do Memoria. Vou ficar acessando.




    ResponderExcluir