VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cavalhada em Várzea Alegre

Cavalheiros participantes de cavalhada promovida em Várzea Alegre nos anos 1960, que teve como ponto de partida o Sítio Varas.

O esporte conhecido como Cavalhada, foi iniciado no município de Várzea Alegre, por volta da década de 40. Naquela época, já com grandes dificuldades enfrentadas pelos praticantes do esporte, alguns cavaleiros se propuseram a implantar esta modalidade de competição e acabaram por conseguir fazê-la com sucesso.

A partir do momento da implantação, o esporte despertou a admiração e adesão da nossa população, criando-se, a partir daí, as torcidas pelos partidos que, além de serem distinguidos pelas cores dos trajes dos cavaleiros, representavam determinadas localidades do nosso Município, fazendo com que surgisse uma competição bastante acirrada, mas sempre com a predominância do espírito esportivo.

Vale lembrar que a implantação da Cavalhada em Várzea Alegre teve como pioneiras várias pessoas. No entanto, em pesquisas realizadas, surgiram alguns nomes que se destacaram naquela época como o de Joaquim de Figueiredo Correia, Raimundo Alexandrino Freire, Seu Dudu, Francisco Fiúza Lima(Fatico), Tuta de Tibúrcio das Varas, Miguel Augusto e muitos outros.

A Cavalhada continuou acontecendo, durante muito tempo e numa segunda fase, contou com a participação e o incentivo dos cavaleiros Dr. Oto Otoni, Luiz Diniz, Zé Grande e Joãozinho Costa.

Atingiu o seu auge na década de 60, quando as disputas aconteciam na antiga Rua Getúlio Vargas (hoje Avenida Luiz Afonso Diniz), mais precisamente em frente à Escola José Correia Lima, com grande participação popular e deixando o Município bastante festivo, pois as pessoas de todos os sítios e distritos percorriam para a sede do Município para torcerem pelos seus partidos preferidos. 

Neste período já surgiam novos cavaleiros, entre os quais podemos destacar: Raimundo Sousão, Antônio de Sérgio, Chico de Zeca, Valter Freitas, Antônio de Afonso, Zé Mário e Bastião de Zé Vítor, Nutinho, Antônio de Mundeiro, Aldir de Biliu, Vicente de João Menino, Vicente Nogueira, Gérson Costa, Joaquim Costa, Zé de Primo e tantos outros que se destacaram neste esporte, que muito gosto causava nos cavaleiros e na população.

A pessoa do Sr. João Costa teve um destaque muito especial, pois, além de ser um apaixonado pelo esporte, participando da disputa e incentivando os demais cavaleiros - tendo escolhido como seu partido predileto o Partido Azul que era integrado pelos cavaleiros das Varas - ainda emprestava os seus cavalos para aqueles competidores que não possuíam ou que, mesmo possuindo, a sua montaria não se igualava aos de propriedade de Joãozinho Costa.

Depois de aproximadamente 30 anos sem a realização deste esporte, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na comemoração dos 135 anos de Várzea Alegre (08 e 09 de outubro de 2005), resgata esta modalidade, com a participação de 10 equipes, e mais uma vez, a população se engaja, torcendo pelos seus partidos favoritos e também para que a Cavalhada se firme no calendário esportivo do nosso Município, de forma que a sua realização não seja jamais interrompida e que, com o passar do tempo, surjam novos cavaleiros que venham abrilhantar o esporte e colocar o nome de nossa cidade no roteiro turístico do Estado, fazendo com que as pessoas de outras cidades e de outros Estados venham a Várzea Alegre para assistir a esta festa e participar dela com entusiasmo, considerando a tamanha aceitação por todos.

Fonte: Cavalhadas de Santo Amaro

2 comentários:

  1. faltou sitar dois nomes importantes deste esporte laercio de freitas e antonio canuto e outros grandes nomes desta esporte, que admiro muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Anônimo

      Sim, realmente faltou muitos, ainda bem que existe o espaço dos comentários para serem citados estes que faltam.

      Na postagem o texto diz assim:

      ...e tantos outros que se destacaram neste esporte, que muito gosto causava nos cavaleiros e na população.

      Excluir