VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 18 de novembro de 2012

017 - Raimunda de Morais Rego, Uninha e 018 - Isabel de Morais rego.


017 - RAIMUNDA DE MORAIS REGO, UNINHA.

Raimunda de Morais Rego, conhecida por Uninha, casada com o sobrinho José Raimundo de Meneses, José do Sapo do Roçado de Dentro. Deste casal descende uma grande e numerosa família. Filhos do casal:

01 – José Raimundo de Meneses
02 – João Alves de Meneses
03 – Clara Alves de Meneses
04 – Antônia de Morais Rego
05 – Raimunda de Morais Rego
06 – Pedro Alves de Meneses
07 – Maria Meneses Diniz
08 – Antônio Alves de Meneses
09 – Raimundo Alves de Meneses

Todos deixaram grandes descendências. Hoje em dia são incontáveis os Meneses também conhecidos por Sapo, denominação da localidade em que residia o velho Cazuza. Antônia de Morais Rego era minha bisavó materna.

018 - ISABEL DE MORAIS REGO, BEBÉ DE SANHAROL.

Esta é a filha caçula de José Raimundo do Sanharol. No dia em que José Raimundo do Sanharol faleceu, a viúva Antônia de Morais Rego solicitou que retirassem o corpo para casa do major Joaquim Alves, que era irmão dele, por que ia ter menino. Nasceu a filha Isabel.
Casou-se com o sobrinho Francisco Alves de Morais, 23 anos mais velho do que ela. Era conhecida por Bebé de Sanharol. Do casal nasceram os filhos relacionados abaixo:

01 – Joaquim Alves de Morais
02 – Josefa Alves de Morais
03 – Antônio de Morais Rego
04 – Raimunda de Morais Rego.

Para se ter uma idéia, só de Josefa, minha avó, são 57 netos. 57 bisnetos do José Raimundo do Sanharol.

Faço meu reconhecimento ao trabalho do Pedro Tenente que em épocas distantes e difíceis editou um pequeno livro com dados de nossa família. Aqui finda a coletânea  dos filhos de José Raimundo do Sanharol,  18 deles com  os respectivos filhos e 7 que não deixaram descentes. 25 filhos ao todo.

Assim terminamos a narração da genealogia  de José Raimundo Duarte, José Raimundo do Sanharol.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário