VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 3 de novembro de 2012

Batista, eu fui roubado


João Piau estava construindo uma casa no Pecém, região metropolitana de Fortaleza, e, levou Cascudo e Batista para fazer os acabamentos. A obra durou quase um ano. Quando se aproximou a festa de São Raimundo, João Piau chamou os dois e disse: Vocês estão liberados, vamos prestar contas em tempo de chegarem em Várzea-Alegre no período na festa, das novenas de São Raimundo. 

Com os bolsos receados de dinheiro, Cascudo nunca vira tanta bufufa de uma só vez, tomaram o ônibus para Fortaleza. O ônibus cheio, o Batista colocou as mãos nos bolsos protegendo o dinheiro, enquanto Cascudo segurava-se com as mãos levantadas e os bolsos livres. Cascudo repetia sempre: Batista cuidado pra não ser roubado. Depois de vários avisos o grito foi retumbante: Batista eu fui roubado. 

O Tempo fechou, o ônibus foi levado para delegacia. Cascudo ficou na porta com o delegado que revistava as bolsas e bolsos dos passageiros. Dado momento chegou um sujeito mal encarado, Cascudo deu uma cubada e disse: Foi você, se abofelou com o cabra e saíram bolando pelo chão. O Delegado prendeu os dois. O cabra porque estava com o dinheiro roubado e Cascudo por desacato a autoridade.

Depois de algumas horas Batista disse ao delegado: Deixe agente ir embora, faz um ano que nós estamos fazendo uma construção de João Piau e fomos liberados para visitar a família. Ah! Vocês conhecem João Piau, ele é meu amigo, disse o delegado. Liguem pra ele que eu solto vocês. Cascudo mais afobado do que Mundim da Varjota disse: Ligo não, quando você prendeu não foi preciso ligar. O delegado se compadeceu e liberou Cascudo e Batista.

am
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário