VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"NORMALISTAS" - POR ISABEL VIEIRA

IDENTIFICAÇÃO – Da esquerda para a direita: O digníssimo diretor, DR. JOSÉ IRAN COSTA. CONCLUDENTES: 1-Raimunda Tavares(Raimunda de Borgim - in memoria), 2 -  Maria Socorro Marcos, 3 - Maria Otília  Diniz, 4 - Francisca Morais Bezerra(Tiquinha de Gabriel), 5 - Otilia  Teixeira Soares, 6 - Olívia Tavares, também filha de seu Borgim, 7 - Francisca das Chagas Bitu, 8 - Maria Gomes Fiuza(BRASÃO), 9 - Isabel Vieira de Oliveira,  10 - José Ferreira da Costa,(SERRINHA), Uma SAGRADA LEMBRANÇA...!!!

PRIMEIRA TURMA DE “NORMALISTAS “  DIPLOMADA EM VÁRZEA  ALEGRE-CE
COLÉGIO SÃO RAIMUNDO NONATO – DEZEMBRO DE 1971

O Curso pedagógico acima referenciado teve o seu funcionamento iniciado em março de l969, graças aos  intensivos esforços  e  persistente luta dos nossos admiráveis “Bem-feitores”, DR. PEDRO SÁTIRO, Gestor Municipal à época, e DR. JOSÉ IRAN COSTA , Diretor Administrativo do Colégio.

Ambos, sempre atuantes na corrida pelo desenvolvimento sócio/cultural da nossa sociedade.

Reconhecemos outras colaborações. Bem como, faz-se necessário ressaltar  a boa vontade, o forte empenho, a disponibilidade e  o fiel  compromisso do ”corpo docente”  ao abraçar e enfrentar o desafio.

Por conveniências particulares, boa parte da turma havia interrompido os estudos, anos atrás,após concluir as séries ginasiais;  a minha situação. 

Porém,aguardava , ansiosa,  essa grandiosaoportunidade.  Começamos a nova trajetória estudantil. Numa convivência altamente saudável, intensamenteeducativa, largamente produtiva. Os três anos se passaram e aí estamos, NÓS, reunidos em festa; vivendo o tão esperado instante,  a tão sonhada conquista  e comemorando a grande VITÓRIA! 

Agora, de verdade, PROFESSORES; aptos a desempenhar,  legalmente, as funções educacionais dentro do Magistério.

Acontecimento glorioso! Um dia de bastante alegria, intensa emoção, extrema FELICIDADE;  profunda gratidão a DEUS, aos nossos familiares, aos docentes, aos administradores do Colégio e a todos que, diretos ou indiretamente, contribuíram  para essa magnífica  REALIDADE.

Portanto, uma foto HISTÓRICA. Uma recordação de alto valor, deexpressivosignificado, retratando um “precioso “ momento; aconclusão do nosso CURSO NORMAL.

Evento ocorrido há 41 anos atrás. É bom que observemos na fotografia: os costumes, a moda, o estilo , os trajes, e  demais detalhes nos diplomandos e comparemos aos dias atuais.

TURMA - DR. PEDRO SÁTIRO.
PARANINFO -  DR. JOSÉ IRAN COSTA

ISABEL VIEIRA DE OLIVEIRA SILVA -
JUAZEIRO DO NORTE,CE,  28 DE NOVEMBRO DE 2012
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário