Maria Zélia Vieira Correia |
É bom que não silenciemos diante de determinadas “vidas humanas”. Gostaria muito de ter convivido com MARIA ZÉLIA VIEIRA CORREIA, para, de maneira mais abrangente, prestar-lhe uma precisa e merecida HOMENAGEM.
Mesmo sem ter tido esse privilégio, sinto-me na obrigação de fazer esse pequeno relato a seu respeito; considerando o pouco que sei e o que já ouvi falar sobre a mesma.
Descendente de notáveis famílias varzeaalegrenses. Filha do saudoso e admirável casal, seu JOSÉ ODMAR CORREIA e dona BALBINA VIEIRA CORREIA, Maria ZÉLIA, uma conterrânea de espírito forte; era jovem, inteligente, destemida, batalhadora.
Exerceu o magistério; creio , que, uma das suas primeiras atividades sociais. Como professora/educadora, foi exemplo de carinho, de dedicação, de compromisso.
Cedo, foi residir em FORTALEZA e naquela urbe, abraçou e enfrentou com garra, sabedoria e dignidade, variados desafios e diversas atividades no seio da família e dentro da comunidade. Sempre foi focada na “causa social”.
Ao exercer cargo público, representando o povo, como vereadora na capital alencarina, empenhou-se com toda responsabilidade, coragem, descência, respeito, num brilhante trabalho voltado para o povo de modo geral; sobretudo , visitando, defendendo, acompanhando e assistindo, de perto, os mais necessitados, os mais carentes, os mais pobres...Deixando sua “gloriosa” marca de humildade, de solidariedade e de “amor ao próximo”, sua bandeira de batalha.
ZÉLIA CORREIA viveu o ideal, a luta, a CARIDADE. Mesmo já acometida pela enfermidade que pôs fim a sua vida, caminhou forte e confiante até os últimos dias.
“LOUVÁVEL” a sua trajetória aqui na terra. Um exemplo de vida que há de se perpetuar na memória e no coração de todos aqueles, que a conheceram, e que, com ela conviveram.
Com certeza, como filha, irmã, esposa, e MÃE, teve o seu extremoso papel.
Conquistou e cativou um elevado numero de amigos, que lhe tinham grande respeito, imensa admiração, e forte ESTIMA.
Mulher BELA..., ser humano DIVINO! Uma “história VARZEALEGRENSE” que nos engrandece...
ISABEL VIEIRA DE OLIVERIA SILVA – Juazeiro do Norte, CE, 27 de novembro de 2012.
Conheci a vereadora Zélia. Ela e eu fomos padrinhos de casamento do meu primo Raimundo Estevam, filho de D. Djanira Leite.
ResponderExcluirMinha amiga. Saudade!