VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Maria Zélia Vieira Correia - Por Isabel Vieira

Maria Zélia Vieira Correia

É bom que não silenciemos diante de determinadas “vidas humanas”. Gostaria muito de ter convivido com MARIA ZÉLIA VIEIRA CORREIA, para, de maneira mais abrangente, prestar-lhe uma precisa e merecida HOMENAGEM. 

Mesmo sem ter tido esse privilégio, sinto-me na obrigação de fazer esse pequeno relato a seu respeito; considerando o pouco que sei e o que já ouvi falar sobre a mesma.

Descendente de notáveis famílias varzeaalegrenses. Filha do saudoso e admirável casal, seu JOSÉ ODMAR CORREIA e dona BALBINA VIEIRA CORREIA, Maria ZÉLIA, uma conterrânea de espírito forte; era jovem, inteligente, destemida, batalhadora. 

Exerceu o magistério; creio , que, uma das suas primeiras atividades sociais. Como professora/educadora, foi exemplo de carinho, de dedicação, de compromisso.

Cedo, foi residir em FORTALEZA e naquela urbe, abraçou e enfrentou com garra, sabedoria e dignidade, variados desafios e diversas atividades no seio da família e dentro da comunidade. Sempre foi focada na “causa social”. 

Ao exercer cargo público, representando o povo, como vereadora na capital alencarina, empenhou-se com toda responsabilidade, coragem, descência, respeito, num brilhante trabalho voltado para o povo de modo geral; sobretudo , visitando, defendendo, acompanhando e assistindo, de perto, os mais necessitados, os mais carentes, os mais pobres...Deixando sua “gloriosa” marca de humildade, de solidariedade e de “amor ao próximo”, sua bandeira de batalha.

ZÉLIA CORREIA viveu o ideal, a luta, a CARIDADE. Mesmo já acometida pela enfermidade que pôs fim a sua vida, caminhou forte e confiante até os últimos dias.

“LOUVÁVEL” a sua trajetória aqui na terra. Um exemplo de vida que há de se perpetuar na memória e no coração de todos aqueles, que a conheceram, e que, com ela conviveram.

Com certeza, como filha, irmã, esposa, e MÃE, teve o seu extremoso papel.

Conquistou e cativou um elevado numero de amigos, que lhe tinham grande respeito, imensa admiração, e forte ESTIMA.

Mulher BELA..., ser humano DIVINO! Uma “história VARZEALEGRENSE” que nos engrandece...

ISABEL VIEIRA DE OLIVERIA SILVA – Juazeiro do Norte, CE, 27 de novembro de 2012.

Um comentário:

  1. Conheci a vereadora Zélia. Ela e eu fomos padrinhos de casamento do meu primo Raimundo Estevam, filho de D. Djanira Leite.
    Minha amiga. Saudade!

    ResponderExcluir