VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ESURD - Por Isabel Vieira

Foto montagem feita por Isabel Vieira

ESURD - Uma “BRILHANTE HISTÓRIA”, que se originou na roça, sítio Roçado de Dentro, município de Várzea Alegre-CE ; que traz nas suas páginas , grafadas pelos agricultores , uma revelação de “ARTE VIVA”, expressada por um povo forte, humilde, trabalhador, UNIDO, perseverante, ALEGRE.

Duas ilustres famílias: OS SOUZAS E OS MENESES dotadas de valiosos talentos, notáveis dons artísticos, acionaram suas mentes, uniram seus corações, deram-se as mãos , e entraram no “roçado”. 
Entusiasmados com a pancada da chuva, o cheiro dos matos verdes, o perfume da terra molhada; em solo fértil, jogaram a semente de um sonho, que, fecundamente, brotou em forma de música, de frevo, de alegria, de samba , de FOLIA... Aí nascia a famosa ESURD ensaiando seus primeiros passos, entoando seus primeiros toques através da sanfona, do zabumba e do triângulo.

Era o início de 1963. Tudo estava começando . À época, aconteceu o primeiro desfile, em forma de bloco, realizado timidamente, que surpreendeu e encantou todo o povo da cidade; do qual, recebeu os maiores elogios e os mais fortes aplausos. Aquele instante era o alvorecer do nosso esplêndido CARNAVAL...para a felicidade de todos nós. 

ESURD - Protagonista de todo o crescimento, de todo o SUCESSO carnavalesco varzealegrense, que vem divulgando e elevando a nossa cidade, o nosso povo; tornando-os reconhecidos e elogiados em diversos recantos do BRASIL, numa propagação saudável e produtiva através dos mais variados meios de comunicação . 

A Escola do roçado, razão primordial, razão “MAIOR” do desenvolvimento, da sustentabilidade e do apogeu, ao qual, chegamos com o nosso CARNAVAL.

Na força dos “ensinamentos”, na força das “ lembranças”, na força das “saudades “ dos seus antepassados..., dos seus integrantes/fundadores, que já desfrutam da plenitude celestial, ... mas, que permanecem vivos e presentes no ritmo, no som, no eco, nos passos, nos sentimentos, no enredo ; a ESURD toda radiante e majestosa realizou o grande desfile/SHOW revestido de cores, de luzes, de emoção, de alegria... neste ano “jubilar”. Arrasando na avenida; emocionando todo o público; tocando fortemente os corações varzealegrenses com o encanto , a magia e o extremoso “brilho” do seu “JUBILEU DE OURO”

ESURD - Bandeira de trabalho, de arte, de esperança, de solidariedade; bandeira de união, de festa; bandeira de PAZ !!! 
As suas abençoadas “BODAS”, um testemunho de coragem, de luta, de compromisso, de dedicação e de “AMOR ” .

Cinquenta anos “DOURADOS” de caminhada contínua , descendo da roça rumo à cidade, cantando, tocando, sambando, SORRINDO ...; enfrentando invernos e secas, tempestades e bonanças, porém, sem recuar, sem esmorecer; ano a ano, com toda garra e capricho desfilando na avenida. 

E a “MÃO DE DEUS “ abençoou ... e na festa das “bodas” , tudo foi um verdadeiro esplendor. Legítimo “MÉRITO”.

PARABÉNS a todos que fazem essa prestimosa Escola de Samba pelo seu glorioso trabalho, pela sua grandiosa “obra”, que tanto nos anima, nos honra, e nos enobrece. Reconhecemos e louvamos a sua extensão a “ações e projetos sociais “ focados na formação “infanto/juvenil”, na inclusão, e na empregabilidade. 

PARABÉNS, de modo especial, para a digníssima MADRINHA/SUPERVISORA, senhora DAYSE DINIZ, que , de maneira hábil , eficaz e talentosa, notoriamente, tem se empenhado com um imenso carinho e amor , ao longo desses anos , permanecendo à frente da agremiação, com o objetivo exclusivo de vê-la andar, crescer, progredir, desfilar e contribuir para a alegria e o engrandecimento do nosso povo, do nosso “Torrão Amado”. 

Também , os nossos parabéns, àqueles, que , indiretamente, colaboraram para esse admirável e respeitável CINQUENTENÁRIO

PARABÉNS a nossa querida VÁRZEA ALEGRE, “tão cheia de encantos mil”...!!!

Exaltemos, exaltemos...!!! com toda admiração, respeito e gratidão essa memorável “HISTÓRIA” que merece perpetuar-se nas páginas do “MEMÓRIA VARZEALEGRENSE”. 

Que a GRAÇA do SENHOR seja permanente sobre toda a família-ESURD.

CARINHOSAMENTE, 

ISABEL VIEIRA DE OLIVEIRA SILVA - 
( Com muita alegria, MADRINHA no desfile do JUBILEU)
VÁRZEA ALEGRE - CE - 13.02.2013
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário