VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PRIMO DE DEPUTADO - Por Mundim do Vale


PRIMO  DE  DEPUTADO

Iêdo Mendes, quando estudava em Fortaleza - Ceará, arranjou uma namorada no Bairro Montese, próximo a casa da sua tia Tica Leandro, onde ele morava. A princípio a mãe da garota por ser viúva, não confiava nem um pouco. O namoro era assim; A moça ficava em uma janela pelo lado de dentro, Iêdo ficava pelo lado de fora e a futura sogra, ficava na sala para monitorar o namoro.
Na época tinha  uma moda de calças apertadas e o namorador estava com uma delas que não cabia nem seus documentos. Incomodado com aquela situação, ele tirou a carteira de cigarros, a caixa de fósforo, a carteira de documentos e colocou na janela. A suposta sogra desconfiada e curiosa, pegou a R.G. E ficou olhando um bom tempo e depois falou:
- Iêdo, eu tava olhando aqui, você é de Várzea Alegre, não é?
- Sou sim.
- Várzea Alegre é a terra do meu deputado Figueredo Correia.
- É. Ele é meu primo legítimo.
Depois daquela descoberta as coisas melhoraram para o suposto genro. O namoro dos dois passou a ser dentro de casa e a sogra saia  para as vizinhas deixando os dois à vontade. O namorado já assistia a novela “ Meu pé de laranja lima “ Com a namorada no colo e corria uma mão de mão tão grande, que não se sabe de onde vinha tantas mãos.
O casal passou a ser o dono da casa. A sogra passava a tarde fazendo compras no centro e Iêdo lanchava, jantava e banhava a namorada. Era tão grande a confiança, que o namorado chegava a abotoar o sutian da sogra.
A alegria de Iêdo acabou-se no dia que a namorada conheceu umas garotas de Várzea Alegre, que lhe disseram que ele tinha outra namorada. A menina além de romper o namoro,ainda disse umas coisas desagradável com o ex.
O namorado ficou tão encabulado, que andava seis quarteirões a mais, para chegar na casa da sua tia, evitando assim, passar na frente da casa da sua ex.
Depois do namoro rompido, Iêdo foi passar as férias com a sua família em Várzea Alegre e conversando com a sua mãe, contou a história do parentesco com o deputado.
Dona Zefinha depois de ouvir toda a história, falou:
- Pois eu vou dizer como é o seu parentesco com o deputado. O teu bisavô foi vaqueiro do bisavô de Figueredo.
- Pois eu não sabia que era primo carnal dele não. Se mãe tivesse dito a um ano atrás, hoje mãe tinha um netinho.
- E você vai casar com ela?
- Vou não porque a mãe dela inventou de ir conversar com Amélia de Doca de Dodô e Amélia disse  a ela que eu não era primo do deputado, Aí a velha fez a filha romper o namoro.

Fonte: Ilvan Mendes. Irmã do primo de deputado.


Um comentário:

  1. Eita ,RAIMUNDINHO PIAU,mesmo com alguns exageros por o meio, essa é engraçada demais...Só tu mesmo pra fazer a gente rir tanto...Coisas exclusivas da sabedoria varzealegrense, em??? VALEU, amigo. Tira qualquer um do "baixo-astral". Vai em frente.

    ResponderExcluir