VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

06 - Nossas Histórias - Memória Varzealegrense


06 - RAIMUNDO BITU, PADIM.


É muito prazeroso escrever sobre Raimundo Bitu, Padim do Sanharol. Resgatar sua historia, seu legado de exemplos dignificantes, seu humor e sua brandura impar.  Hoje vou escrever um pouco sobre uma  cirurgia de próstata que ele fez em Crato na década de 90 do seculo passado.

Acertamos todos os detalhes com o medico que por sinal era parente próximo dele e muito amigo meu. Realizados exames e marcado dia e horário da cirurgia. Na véspera Padim chegou em nossa casa, se internou a noite e no outro cedinho foi operado.  

No pós-operatório houve umas complicações, mas o medico passou o dia e a noite na cabeceira da cama, só  saiu do local quando não restava nenhum risco. 

No outro dia, ainda sonolento,  eu entrei no quarto, dei bom dia, ele respondeu, e, então eu falei: Padim, eu avisei para  os meninos em Fortaleza, ao Oriel no Icó, ao João em São benedito. 

Disse que a cirurgia foi bem sucedida e que você está muito bem. Ele se espreguiçou e respondeu: mas, não está nada bom.  Eu lhe perguntei: porque Padim, o que está faltando? Ele  botou a mão a testa e disse: Eu estou com vontade danada de soltar um peido do tamanho do "Balão Magico" e não consigo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário