DONA VIRGÍNIA E SEUS DOIS MARIDOS - Mundim do Vale
A Rede Globo produziu Dona Flor e seus dois maridos, inspirada num causo do nosso conterrâneo José Felipe de Souza. (Zé Felipe Afamado) Zé Felipe, em uma das suas viagens para Campina Grande Paraíba, uma vez levou a sua esposa Virgínia, para conhecer a cidade. No caminho um conhecido seu da cidade de Lavras da Mangabeira Ceará, pediu uma carona e ele levou.
Chegando em Campina, a cidade estava em festas e tudo quanto era hotel e pensão estavam lotados. Como ele sempre dava preferência a uma pensão de um amigo, o proprietário fez um esforço e conseguiu um quarto para o casal. Zé Felipe muito generoso deixou que o conhecido dormisse no mesmo quarto, Zé era o tipo que não deixava um conhecido dormir na rua.
Na manhã seguinte, Zé acordou primeiro e deu uma saída para uma varanda, quando notou a curiosidade de um empregado da pensão sempre olhando na direção do quarto. A curiosidade do empregado chegou ao ponto de abordar o hóspede:
- Zé. De quem aquela mulher?
- É casada com aquele meu amigo.
- Vixe !
A esposa de Zé, lá de onde estava escutou a conversa e não gostou. Chamou o marido em particular e falou:
- Mas Zé. Como foi que você foi fazer isso?
- Fazer o que?
- Dizer que eu sou a mulher daquele homem se eu nem conheço ele.
- Virgínia. É porque eu sou muito conhecido aqui em Campina Grande. E esse camarada tá vindo pela primeira vez. Tú não acha que é melhor chamarem ele de corno, do que me chamarem?
Fonte: José de Souza Sobrinho. Sobrinho de Zé Felipe Afamado.