VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

02 - Nossas Histórias - Memória Varzealegrense


02 - Severino da Betânia.


É minha vontade e desejo fazer uma visita ao ilustre varzealegrense Severino da Betania. Escutar uma boa historia e ouvir uma musica acompanhada do seu inseparavel violão. Não vai passar desse fim de semana.

Do Severino eu conheço a historia mais inusitada com relação as paixões politicas varzealegrenses. Quem conhece nossa historia sabe que o mandonismo dos Correia em Varzea-Alegre quase completa um seculo.

Mas, isto não quer dizer que durante este periodo eles não tenham recebido a oposição severa de ilustres contarraneos como Raimundo Inacio do São Cosme, Jose de Ana do Sanharol e Severino da Betania. 

Os Correia foram desbancados por Josué Diniz em 1962, perderam a eleição por miseros 47 votos. A partir de então houve uma alternância de poder.

Severino era um eterno preocupado com o retorno do puder as mãos do Clã Correia, e, ao saber da candidatura de Dr. Pedro Satiro para suceder seu Josué - vibrou: Ou beleza, ou beleza, pode não ganhar, de novo, mas faz um medo.

Um medo já era o bastante para Severino ser feliz. Tricas e futricas da politica.

Um comentário:

  1. O Memoria resgata de Jose Alves Costa ao Severino da Betânia, Margarida, Narcisa, Mané Cachacinha....... Valeu.

    ResponderExcluir