VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 28 de abril de 2013

Recordações - Memória Varzealegrense

MEMORÁVEL RECORDAÇÃO - FAMILIA FIUZA DO SITIO CHICO

Eis a prestimosa família “FIUZA”, renomada pela sua simplicidade, bondade, conduta digna, honradez. Reunida em clima de alegria, de emoção, de festa na residência do saudoso patriarca Vicente Fiuza no sítio CHICO em Várzea Alegre.

Um grandioso momento. Uma “fotografia” altamente expressiva. Para a época, reunir tantas pessoas num só instante, no mesmo lugar, representou uma “raridade familiar” marcada por fortes sentimentos de estima, de consideração, de amizade. Um louvável e abençoado gesto.

Segundo informações, aludida reunião acontecia para festejarem, comemorarem, em clima de irmandade, o retorno do senhor José Fiuza, para as suas origens no sítio supracitado, o qual, voltava de uma temporada no Estado do Amazonas.

Aí temos registrado um verdadeiro testemunho de capricho, de união e de organização de uma família. 

É o que, realmente, podemos constatar na expressão dessa primorosa “foto” tão original, bem conservada. 

Providenciada, cuidada e guardada com todo empenho, todo amor; através da qual, familiares e amigos de todas as idades reencontram-se, cumprimentam-se, e se agrupam em fileiras para a pose dessa tão valiosa “lembrança histórica”, que, carinhosamente, legaram aos seus descendentes.

Todos os participantes bem arrumados, bem trajados, devidamente “prontos” num legítimo tom de harmonia, de unidade, de comemoração, de homenagem festiva.

Imaginemos quanta alegria, ansiedade, expectativa, curiosidade reinavam na memória e no coração desses meninos/meninas, rapazes/moças; bem como, quanta felicidade para os adultos ao viverem esse dia tão especial.

RETRATO fiel de uma “atitude familiar” calorosa, afetiva e sábia...
Hoje, sem dúvida, uma “relíquia divina” para os que participaram, e aqui, ainda estão recordando esse alegre e tamanho evento; também, para outros novos descendentes, que, com certeza, sentem-se imensamente felizes e envaidecidos por tão gloriosa “lembrança” dos seus ascendentes..., seus antepassados.

Sinto-me honrada pela presença da minha avó paterna, BILINHA de JOSÉ JOAQUIM do Chico, ainda meu tio JOSÉ VIEIRA e família , como amigos/convidados para a respectiva festa.

De Forma carinhosa, parabenizo a família “FIUZA” por tamanha “PRECIOCIDADE” .

Que DEUS continue abençoando-a e conservando-a cada dia mais vitoriosa e UNIDA.

ISABEL VIEIRA DE OLIVEIRA SILVA
Juazeiro do Norte-CE, 24.04.2013

Um comentário:

  1. e sempre q nos reunimos é uma festa só fotos e mais fotos... ja virou marca da Familia ... uma Familia linda e abencoada por Deus !!!!

    ResponderExcluir