Católico praticante - Lesiário Félix nasceu e viveu no sitio Panelas município de Várzea-Alegre. Sempre que podia ou seja, diariamente, se deslocava para cidade para assistir a santa missa. Passava pelo Chico, Inharé, Sanharol e finalmente a cidade.
Entre o Chico e o Inharé existia um lugar assombroso conhecido por “Toco da Botija”. Cabra mole por ali não passava sem arrepiar os cabelos. Próximo desse lugar existia um frondoso pé de aroeira que tinha um oco, e, nessa loca Lesiario colocava uma pedra cada vez que ali passava na direção da igreja. Desejava o Lesiario prestar contas, no futuro, de quantas missas já havia assistido.
Certa feita a caminha, encontrou um amigo acidentado, perna quebrada, braço desmentido e se viu diante de uma difícil decisão. Se fosse prestar atendimento ao seu semelhante perderia a missa, se fosse pra missa deixaria seu irmão naquela situação desamparada. Optou por atender e perder a missa. Assim o fez.
Depois de muito tempo botou a aroeira a baixo, abriu o tronco para contar as pedras e para surpresa tinha uma só pedra, supõe-se que tenha sido a do dia do atendimento ao acidentado. Portanto, não te julgues superior nem deixes que a mão direita veja o que faz a esquerda.
Memória Varzealegrense