VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

011 - Do Tempo do Bumba - Memória Varzealegrense

PAGOU 5 E  LEVOU  10.

No ano de 1966, um grupo de carpinteiros trabalhavam na serraria e carpintaria de Acelino Leandro, na Praça de Santo Antônio, em Várzea Alegre – Ceará.
Eram eles; Geraldo Leandro, Fernando de Mestre Horácio, Raimundo de Virgílio, Chico Bento, Antônio de Brilhante e Raimundo de Micena.
Todo dia por volta das 09:00 Horas, passava Pedro Borboleta, com um balaio de goiabas, gritando assim:
- Óia as guaiaba ! Óia as guaiaba !
Os funcionários compravam aquelas frutas para merendarem. Um dia Geraldo Leandro chamou Chico Bento o falou:
- Chiquim. Hoje nós vamos arrumar umas goiabas de graça. Você fica embaixo da praça e eu compro umas pra disfarçar. Quando Pedro tiver ocupado, eu jogo umas por baixo das pernas, você apara  e depois nós racha.
Quando o vendedor apareceu, Geraldo foi na frente e ficou de cócoras de lado do balaio  para escolher as frutas. Naquele momento chegou umas meninas para comprar as frutas e Pedro ficou de costas para o balaio  Só, que Pedro sendo mala também, tirou um espelho redondo do bolso e ficou monitorando o balaio  Geraldo pegava numa e noutra goiaba, escolhia uma e jogava outra por baixo das pernas, para Chico Bento Aparar. Jogou 5 e escolheu 5. Na hora do pagamento Geraldo falou:
- Eu vou querer essas 05, quanto é Pedro?
- É dez mil réis.
Geraldo pegou o dinheiro e entregou dizendo:
- Tamo certo né?
Pedro com uma faca na mão para picar fumo respondeu:
- Tamo não !
- Como não tamo?
- É pruque você tá pagando 5 guaiaba, falta pagar as 10 que você jogou pra Chico de Ontõe Bento, qui eu vi quando você jogou pru dibacho das perna.
Geraldo mais encabolado do que noivo casando na polícia falou:
- Tá certo, Pedro. Eu tava era brincando, eu vou pagar, mas eu joguei só 5.
- Apois você paga as 5, É pruque eu num sei fazer conta de cabeça, pensei quera 10.
Geraldo pagou as outras 5 e com a vergonha que ficou, nem ele nem Chico Bento vieram mas comprar as frutas. Eles davam o dinheiro a Raimundo de Virgílio para ele comprar.
Quando já estava com 15 dias, pedro Borboleta perguntou a Raimundo.
- Reimundo. Me diga uma coisa. Geraldo Leandro e Chico Bento num tão trabaiando na serraria mais não?
- Tão. Porque?

- Pruque eles era meus freguês, sempre comprava guiaba e adispois sumiro.

Mundim do vale
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário