VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

015 - Do Tempo do Bumba - Memória Varzealegrense


MAIS  BARATO  SÓ  COM  MINERAL.

Houve uma época que o fornecimento de água em Várzea Alegre era feito pela CAENE – Companhia de Água e Esgoto do Nordeste.
O gerente Em V. Alegre era o Sr. Ribamar.
Raimundo Teixeira ( Padeco ) Primo do poeta Sávio, tinha a água instalada na sua loja de tecidos, apenas para os pássaros beberem.
A taxa começou a subir desordenadamente todos os meses, o que fez com que Raimundo reclamasse do Sr. Ribamar. O funcionário mandou fazer uma perícia no registro e nos canos, depois do laudo concluso, disse a Raimundo que estava tudo normal.
Raimundo insatisfeito com a exploração, foi até o escritório da CAENE, pagou a conta e pediu o corte em caráter de urgência.
Ribamar interessado em manter o cliente falou:
- Não faça isto Padeco. Como é que vão ficar seus pássaros?
- Eu vou comprar água mineral pra eles, que fica mais barato.
No domingo seguinte, Ribamar bebia umas cervejas na barbearia de Vicente Cesário, que ficava vizinha a loja de Raimundo. Uma hora lá ele sentiu calor e resolveu tomar um banho. Quando foi pra sair foi pagar a despesa e Vicente cobrou um preço muito alto pelo banho. Ribamar reagiu dizendo:
- Mas tá muito caro esse banho. Eu só fiz me molhar.
Vicente respondeu:

- É porque a água ainda é da CAENE, quando eu botar mineral o preço baixa.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário